Aqui mais uma vez de um grande amigo, parente, pessoa extraordinária, uma memória fotográfica e sempre disposto a ajudar e entender.
Conheci o parente e primo em terceiro grau neste dia, em sua fazenda em Passo da Taipa, Campinas do Sul, Rs, estavam comigo primo Anilson Spiller Santin, e tambem meu tio Ernesto Romitti Santin, onde num domingo a tarde fomos conhecer e visitar o nono Primo Tofanin Santin, casado com dona Conceição Dutra Santin, dez filhos, granjeiro.
Nono Primo como assim o chamava, era filho de Luiz Santin e Catarina Tofanin Santin, casados em Getulio Vargas, Rs , inclusive ja publicado neste blog o matrimonio de ambos, ele filho de Santo Gislon Santin ( morto no Chile por queda de cavbalo e afogamento no Rio Tolten ) e de Pascoa Tono Santin e ela filha de Constante Tofanin e Melania Tomasini Tofanin.
Na vinda do Chile nono Primo disse que vieram cerca de 14 a 18 familias, algumas Santin, outras Alberti, Guerra, Franceschini, Tofanin, Mezarobba, Scolaro, Piazon, dentre outras.
Segundo lembrou meu tioi Ernesto, um solteirão chamado Santo Alberti vivia com tio José Bortolo Tochetto, tambem retornado do Chile. Tio Tochetto era casado com uma irmã de meu avô Santo Banzella Santin, ela se chamava Luiza Vanzella Santin Tochetto, e casou no Chile com tio avô Giuseppe Bortolo Tochetto.
Gladimir José Santin
Erechim Rs Abril 2019
Dongiuseppesantin@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário