terça-feira, 9 de abril de 2019

No Futebol Se Faz Amigos, Goleiro Provoca o Batedor Chuta e Destronca 5 Dedos


O Futebol é a arte de se divertir e fazer amigos, porem as vezes, por um ou por outro motivo, acaba por ser diferente.

Depois de viver e estudar na Linha Aurora ou Linha Tres Secção Suzana, Erechim, vim residir na cidade de Erechim. Por ter chutado muita bola nas paredes do galpão de meu nono na colonia, o que por imposição de meu pai Antonio Romitti Santin, que sentado na area da casa no mesmo local, pai tinha muitas dores na cabeça por motivo do tumor cerebral que ele havia operado em Porto Alegre, Rs, ainda em 1965 pelo Dr. Telmo Tonetto Reis e Dr. Paulo Muratori, dentre outros, que por muitas vezes lhe salvaram a vida, alem do Dr. Sidnei Reichmann Guerra de Erechim, Rs, tambem Dr. Antonio Carlos Dexheimer Pereira da Silva o atendeu em Erechim, enfim, diria que uma dezena de médicos, operaram, trataram e tudo fizeram para salvar meu pai por inumeras vezes, mesmo assim, por dezenas de vezes papai teve dores horríveis e em me ver chutando a bola na parede, acalmava as dores intensas que sentia.

Eu tinha cerca de 5 anos de idade, porque nasci em 25 de março de 1961, acidente do pai como passageiro de Onibus da Unesul foi em 10 de maio de 1965, fomos residir na colonia na Linha Aurora em 1966, enfim, datas e recordações.

Pelas intensas dores, pai saia ou pulava de qualquer lugar, não tinha medo de nada, não estava totalmente fora de sua capacidade mental, mas pela dor intensa, praticamente não sabia o que fazia, enfim, eu chutando aquela bola na parede, de certa forma ou de forma inteira, acalmava e aliviava sua dor de cabeça, eu tinha só cinco anos, mas lembro-me perfeitamente que quando eu imaginava em parar, os olhos do meu pai ficavam grandes e ele fazia cara feia, e eu, a minha maneira continuava, por vezes com intensa raiva, chutava aquela bola com tudo, metia o pé pra valer, como se diria na colonia.

Sem saber, ali estava nascendo o verdadeiro CANHÃO, menino, criança, enfim, criado pelas condições que o tempo e a vida dispunham, com alegria e graça, mas com muita força e vontade em vencer, o que posteriormente na cidade de Erechim, na c companhia do tio João Luis Santin, casado com tia Marilene Spiller Santin, pais de Adilso e Anilson, foi tio Luis que começou a me levar ver e assistir seus jogos de Futebol de Salão no Sinodal em Erechim, Rs, onde ele treinava com os colegas do Supermercado União de propriedade da Familia Marcon de Erechim, onde ele trabalho até sua morte por acidente de Caminhão em dezembro de 1976.

Na colonia da Aurora, começava aos 5 anos nascer a semente do depois jogador concluiente, que na verdade fui eu cujo apelido é CANHÃO. Depois que tio Luis terminava o seu jogo, abria-se o tempo para mim entrar na quadra e chutar a bola na parede do Sinodal, parede plana e própria para bater na bola e a mesma retornava ao atleta e eu na minha santa inocência enchia o pé de novo, por dezenas de vezes.

Esse treinamento e mais ainda o do interior, dos 5 anos em 1966 até os dez anos em 1970, quando nos mudamos para Erechim, foi o meu laboratório de Craque, onde aprendi a bater na bola de primeira, sempre forte na medida do possivel.

Os amigos e parentes da Aurora ou de outro lugar, praticamente não me viram jogar, nem sequer bater na bola, porem alguns ja falavam que eu chutava forte e bem, por isso no dia do torneio em Baliza, onde fomos convidados pela diretoria para ir participar, na pessoa do Professor Tonin e dos irmãos Pessoa ( Geraldo e Nico ), amigos de grandes partidas pelos campos de Erechim.

Lá chegando, fui desafiado pelo amigo Dileto que disse que iria pegar firme o chute dos penaltis, e ja que o jogo era cinco minutos para cada lado, logo tivemos o inicio das cobranças de penaltis.

Eu, desafiado e provocado que fui, tava uma fera loira, corri os meus vinte metros e chutei com toda força que tinha, atingindo a mão do amigo Dileto, que apesar da defesa destroncou todos os dedos da mão, gritando intensamente de dor, o que me motivou a correr intensamente pelos campos e serras, perseguido por alguns amigos, enfim, fim de jogo, mas salvamos a amizade que perdura até hoje e sempre.

Aqui um vídeo e uma pequena recordação para meu filho como lembrança de seu pai e amigos,


Gladimir  José  Santin
Erechim Rs Abril 2019
Dongiuseppesantin@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário