sábado, 23 de março de 2013

Bodas de Diamante Primo Santin e Conceição Dutra Santin - Campinas do Sul - Rs

Poucos casais tem o privilégio de fazer 65 anos de casados, vejam acima nosso parente, PRIMO SANTIN e sua esposa CONCEIÇÃO DUTRA SANTIN, hoje ambos já falecidos, que exemplos maravilhoso eles nos deram, como PAIS E AVÓS carinhosos, com extensa geração de familiares, casaram em Gaurama,Rs, depois de algum tempo foram residir em Campinas do Sul, onde ele foi agropecuarista, vereador, caminhoneiro, enfim, exerceu todas as atividades que a vida lhe proporcionava, adorava caçar e pescar, gosto herdados dos pais e avós, assim ensinou com sabedoria aos filhos, netos e bisnetos, sobrinhos e demais familiares e amigos que com ele conviviam diariamente. Ja com larga idade mudou-se a Erechim, onde residiu até sua morte. Para mim Gladimir, este NONO QUERIDO foi um avô que eu não tive, depois de homem feito, porque meu avo Santo faleceu eu tinha somente 19 anos. Como eu, nono Primo tambem gostava da história da familia e ele foi o que MAIS ME ENSINOU por esta area de Erechim quem era quem nesta gigantesca familia Santin. Eu estive neste Bodas de Diamante dele, ja meu entrevado pela diabete e longa idade, porem nunca perdeu a ESPERANÇA e nem tampouco a GARRA que o acompanhou por toda vida, sempre rodeado de filhos, filhas, noras, genros e netos e os sobrinhos e demais amigos. Fica aqui registrada a NOSSA GRATIDÃO ETERNA e este casal, como HOMENAGEM POSTUMA pela grandeza do seu caráter e pela história de vida.

Nono primo Santin, era filho de Luiz Tognon Santin e Catarina Tofanin Santin, ja relatados neste blog, era neto de Santo Gislon Santin e Pasqua Tognon Santin, vindos da Italia ao Brasil no século passado, tendo como primeira morada a Linha Argemira no hoje Municipio de Monte Bello do Sul,Rs, posteriormente se mudaram para a Linha Tres de Maio em Guaporé,Rs, onde inclusive na companhia de meu bisavô Giuseppe, eles Santo e Giuseppe (irmãos de pai e mae) foram os responsáveis pela criação da Igreja naquela Linha, o que sera oportunamente reportado neste email. Em 1906, Santo Gislon  Santin e familia, mais Giuseppe Gislon e familia, mudaran-se de Guaporé para Pitrufquen ( Los Galpones) na Araucania Chilena, próximo a capital Temuco. Como ja dito anteriormente, INUMERAS outras familias SANTIN foram junto a estes dois casais ao Chile, como por exemplo: Giovanni Santin e Margarida Zanchet e filhos, Ferdinando Santin e Julia Slongo Santin e filhos, Santo Mezarobba Santin e segunda esposa Maria Alfieri Santin e filhos,
Carlo Santin e Rosa Filippon Santin e filhos ( ele era conhecido como Carlo Mato ), alem de inumeras outras familias como : Alberti, Colpo, Granzotto, Tasca, Romanini, Zampese, Tochetto, Alfieri, Tesser, Mezzarobba, Cavichiolli, e outras ainda não conhecidas.

Um comentário: