Fotos primos BRASILEIROS recepcionando DON ANGEL SANTIN SANTIN e familia, Xaxim, Sc, março 2008 |
Foto familias SANTIN de Guaporé,RS, com DON ANGEL no cume do morro onde viveram seu pais |
Da esq. para direita Angel (filho de Juan), Gladimir neto de Santo, Angelin filho de Domingos e Adelino filho de Angelo Santin. |
Amigos, este texto publiquei no facebook italiani del cile Pitruquen Melipilla, ao qual fui convidado a participar por prima Silvana, agradeço, agora teremos mais o blog don giuseppe santin para enriquecer as historias de todos, independentemente de qual familia SANTIN descende. Espero contar com a colaboração e o apoio de todos, vamos REVIER A HISTORIA, contar aos nossos filhos e netos a tragetória percorrida pelos nossos BISAVÓS, AVÓS, PAIS e um dia contarão a nossa, obrigado. Conto com todos.
ResponderExcluirbuon blog, famiglia molto numerosa era parte della storia in Brasile, Giappone, Cina, Cile e altri paesi, tra cui molti in Africa, se possibile, contribuirà con le storie e le foto che desiderano il successo e sempre più questo blog crescono e si moltiplicano è riunito una volta un signore di nome cannone indolo Santin ottimale persona molto buona, interessati, e lavoratore religioso, parabeni di ricerca e di interesse ...
ResponderExcluirGracie amicci, dopo volvelo parlare, saluto dei Brasil e tuta te taliani que vive qui.
ExcluirCaro Gladimir,
ResponderExcluirVejo neste seu post um ponto de contato com a minha pesquisa sobre os descendentes de Nicolò Santin e Giacoma Mezzarobba. Pelas coincidências de nomes e locais, acredito que Ferdinando Santin (mencionado no post) seja filho de Nicolò Santin e Giacoma Mezzarobba, que chegaram ao Brasil em 17.01.1885 vindos de Mezzomonte, Polcenigo, Itália.
Segundo dados que consegui coletar até o momento (e disponíveis em https://sites.google.com/site/nicolosantingiacomamezzarobba/ ), Ferdinando casou-se pela segunda vez no dia 28.04.1906, sendo que a sua primeira esposa havia falecido na data de 28.08.1905. Portanto, existe uma coerência de datas, visto que segundo o seu post o pico da emigração dos Santins para o Chile ocorreu em 1906, ou seja, Ferdinando deve ter ido ao Chile recém casado.
Quanto aos nomes, confere com os dados que coletei o nome da segunda esposa do Ferdinando, Tereza (ou Thereza) Mezzarobba. Quanto a primeira esposa, os nomes parcialmente concordam. No seu post aparece Julia Slongo Santin, porém nos dados que consegui coletar aparece Giulia Lorigo. O primeiro nome seria o aportuguesamento do nome italiano Giulia, mas o sobrenome Slongo vs. Lorigo são consideravelmente distintos. Aqui gostaria de questionar: Qual a fonte que o Gladimir usou para chegar ao nome de Julia Slongo Santin?
Grato por mais este post! Estou realmente encantado com a riqueza de informações presente no seu blog.
Saudações,
Edinei
Obrigado Edinei. Erros de letras é possível e provável dentre os nomes. Para nós Julia seria com S, porem para os Vênetos ou Furlani ( ou Friulanos, de Udine e Pordenone) a maioria deles escrevia Giulia como voçe referiu. Veja, a mãe do querido primo Chileno de oitenta e seis anos de idade e que veio ao Brasil no meu aniversário em 2008 era filha do Ferdinando e Tereza Mezarobba Santin, ela se chamava Julia, tiveram 4 filhos: José, Antonio, Angel que veio aqui em Erechim com esposa Eliana e neta Camila e o ultimo dos filhos era Victório Santin Santin. Ele Ferdinando era filho de Nicoló e Giacoma Mezzarobba Santin, veja mãe MEZZAROBBA e tambem a esposa MEZZAROBBA? Incrivel mas teve inumeros casamentos de certa forma de PARENTES, em um, dois ou até TRES GRAUS..............
ExcluirOutra coisa, o ASSUNTO É INTERESSANTE MESMO, não chega-se ter casamentos de SANTIN X SANTIN em Bento Gonãlves, Guaporé, Marau, Erechim até no Chile houve, é so ver o matrimônio dos pais de Don Angel, ele era Giovanni no Brasil, onde nasceu, no Chile tornou-se Juan, e se casou com Julia (ela tambem Santin), dizia a minha octagenária tia Virginia Santin Dalasen que o padre NÃO QUERIA FAZER O CASAMENTO e que a cerimônia ficou PARALISADA por cerca de meia hora, para um papinho do PADRE com os pais do NOIVO JUAN e com ospais da Noiva Julia ( Ferdinando Santin e segunda esposa Julia Longo Santin), somente depois do BATE PAPO, foi efetuado o MATRIMONIO, conforme dados ja publicados neste blog.
Para finalizar, ao retornarem do CHILE, meu bisavô Giuseppe Gislon Santin faleceu em 01 de setembro de 1917 em Erechim,Rs, vitima de acidente ( queda de burro, bateu a cebaça numa pedra e teve traumatismo craniano, vindo a falecer, o animal arrastou ele até sua casa na Linha 1 América em Erechim, saida para Barão do Cotegipe). Como dizia, Ferdinando e sua numerosa familia ao retornarem do Chile vieram residir em Linha 2 Barão do Cotegipe, de onde ele, falou com os primos de Marau e sues irmãos que la residiam e levou até MARAU,RS, um tio avô meu, irmão de meu avô Santo, ele se chamva DOMINGOS VANZELLA SANTIN, ele e Ferdinando, foram a MARAU,RS, a passeio onde tio DOMINGOS conheceu uma sobrinha de Ferdinando, chamada ALBINA SANTIN, eles se conheceram, namoraram por certo tempo e depois se CASARAM em Marau, vindo residir e criar familia de cerca de 10 filhos em Linha Duas, Amexeiras, Barão do Cotegipe,Rs, ela Albina era sobrinha de Ferdinando Santin e brevemente PUBLICAREI NO BLOG a certidão do casamento deles, creio ser entre os anos de 1923 a 1930.
A Escritura Publica de venda de terras em Guaporé, porque pela morte da primeira esposa Teresa ele precisou colocar em nome de seus filhos uma parcela de terras, e depois, ao emigrar ao Chile, ele PRECISOU VENDER a terra, por isso fez uma escritura, dela que retirei os dados de Julia Slongo Santin ou tambem Julia Longo Santin, entendeu. Tambem li alguma coisa em livros da igreja, porem destes não tenho cópias, mas da escritura eu tenho em mãos, e irei publicar quando possivel.
ExcluirObrigado, Gladimir!
ExcluirFicarei acompanhando o seu blog para ficar a par das informações que você vai publicando.
Abraço,
Edinei