segunda-feira, 11 de março de 2013

Fotos HISTÓRICAS cidades que receberam familia volta Chile

                               

0002 - Vista parcial de Barro (atual Gaurama) no início da Colonização. Aproximadamente 1.912.
A hoje cidade de GAURAMA recebeu a primeira leva de emigrantes que retornavam do Chile com inicio em aproximadamente 1912/13 familias que voltavam de Pitrufquen na Araucania Chilena, dentre inumeras familias Giovanni Santin e Margarida Zanchet Santin, a viuva e filhos Pasqua Tognon Santin, Familia Mezzarobba, Familia Alberti, Familia Tofanin (esta vinda de Mendoza Argetina) alem de inumeras outras familias, a maioria se estabeleceu na LINHA 8, chamavam a LINHA DOS SANTIN.


0003 - Vista geral de Paiol Grande em 1.912.
Esta foto é o nosso ERECHIM, capital da amizade, terra de gente valorosa, das MULTI-ETNIAS, capital do CHIMARRÃO, ja foi do trigo e de muito mais. Olha o nosso comecinho ai............... terra dos BOTA AMARELA, e dos MONARCAS.........da-lhe fandango............


0006 - Vista parcial de Boa Vista em 1.918. N° 01 - Avenida Maurício Cardoso, a partir do atual Viaduto Rubem Berta. N° 02 - Na época "Organizações Pagnoncelli" - o prédio em alvenaria permace atualmente (2007).
Aqui nesta foto, na parte mais baixa, fica hoje o Viaduto de onde NAO TEM MAIS TREM, sim um dia teve, mas hoje NAO TEM MAIS, esperamos que volte a tê-los, e na parte alta as construções naquela que ja foi a CAPITAL NACIONAL DO TRIGO e poderia dizer tambem do PINHEIRO, da nossa ARAUCARIA, pena que SERRARAM quase tudo, mas a saudade é grande em ver estas paisagens, onde um dia foi tudo VERDE. Nesta terra em 1916, retornava do Chile meu BISAVÕ, cidadão GIUSEPPE GISLON SANTIN, vinha cansado, com a esposa Maria Vanzella Santin e mais os filhos: Santo (meu avô), Luiz, Domingos, Arcangelo e Angelo, mais as filhas Luiza, Julia, Rosa, Teresa, Virginia e Anna. Cansados porque tiveram que sairam do Chile sem PASSAPORTE, pois o mesmo ficou na gendarmeria na entrada e eles ficaram sem documentos, tanto que após a mudança ao Brasil, os tres filhos que ficaram em Pitrufquen sempre tiveram a vontade em voltar ao Brasil, mas pediam documentos que nunca mais FORAM LOCALIZADOS........assim, dizia tia Virginia, vieram até Santiago Chile de TREM, vindos de Temuco, e depois de Santiago em LOMBO DE MULAS para atravessar toda a Cordilheira dos Andes até Mendoza, na Argentina. La ficaram por cerca de meio ano trabalhando para se alimentar, depois vieram a Buenos Aires, de trem e de lá, via Barco até Rio Grande e Porto Alegre. Chegando ao RS, ficaram presos no PORAO DA DELEGACIA EM POA, pois NAO TINHAM DOCUMENTOS, e ainda estava em epoca de GRIPE ESPANHOLA........... cerca de 30 DIA PRESOS EM POA, somente sairam depois da interferencia de familiares SANTIN de Guaporé ou de Gaurama, dizendo que eles ja tinham sido do Brasil e que estavam voltando, sim, porque do BRASIL, tambem sairam de forma CLANDESTINA.  Nem um ano depois de se instalarem em ERECHIM, numa terra comprada a um senhor TOZO, bisavô Giuseppe, embalado num vinho, caiu da MULA e fraturou o CRANIO em 01 de setembro de 1917, coragem gente, eles foram GRANDES, nao tinham MEDO, enfrentaram a FOME, o FRIO, OS ANDES, AS DOENÇAS, mas chdegaram LÁ, modelo e ORGULHO A NÓS TODOS.  Teve que vir uma noninha chamada VIRGINIA SANTIN DALASEN, que em mais de 10 horas de gravação oral me contou tudo isso e muito mais. DEUS nos abençoe e ILUMINE, hoje e sempre, obrigado. Gladimir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário