terça-feira, 12 de março de 2013
Frei Adelar Rigo, Frei Leonel e Gentil Santin - Itália de nossos avós
Senhoras e senhores internautas. Vejam este texto acima publicada no jornal CORREIO RIOGRANDENSE, ao certo nao sei a data, apenas recebi do Frei Adelar Rigo, ja falecido, quando nos anos 90 o entrevistei em Marau,Rs, ele falava com sabedoria. Também esntrevistei o Frei Leonel Santin, hoje novamente em Marau,Rs, ele foi o PRIMEIRO SANTIN a começar buscar os dados da familia, quando ainda estava trabalhando em Caxias do Sul, RS, em 1991, foi dele o PRIMEIRO LEVANTAMENTO HISTÓRICO DA FAMILIA SANTIN, feito nos livros da Igreja das cidades de Bento Gonçalves, Monte Bello do Sul e outras da serra. Ele mandou uma cópia ao seu irmão, professor Silvino Santin da UFSM, este por sua vez deu outra copia ao casal OSVALDO e ROMI JULIETA DAL LAGO, ela ja falecida, tambem professores da UFSM, eu como era conhecido de dona Romi, logo que falei com ela, deu-me uma cópia, como fosse um livro sagrado e eu me coloquei a pesquisar, pedir, procurar e descobrir os ramos de cada familia. Somente depois disso, pude procurar o Prof. Silvino pessoalmente e Frei Leonel por carta, pois naquela epoca ele estava em JUIZ DE FORA, em MG, onde atuava auxiliando o bispo don Clóvis Frainer, trocamos inumeras cartas, até vir conhecê-lo anos depois em Fontoura Xavier,RS, e depois ultimamente em Nicolau Vergueiro,Rs. Estes Capuchinhos maravilhosos, contavam tambem com o apoio e a iniciativa de outro ilustre capuchinho Frei ROVILIO COSTA da EST editora de Porto Alegre, com mais de DUAS MIL OBRAS publicadas. Eta gente boa, gringada de comer bolenta, queijo e alface........ porque o resto engorda..... Abraço a todos. Obrigado. Gladimir.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Gladimir, para ficar registrado aqui no seu blog também (pois já nos comunicamos sobre este post específico por email), esta matéria foi publicada no Jornal Correio Riograndense em 21.09.1988, na página 16.
ResponderExcluirComo descobriu-se?
Descobriu-se enviando um email para a equipe de redação do Jornal Correio Riograndense. A Srª Joelma respondeu informando o seguinte:
1) A Câmara de Vereadores de Caxias do Sul possui um Centro de Memória onde estão, entre outros documentos, jornais antigos daquela região em formato digital.
2) Para pesquisar neste Centro de Memória, seguir:
2.1) Acessar http://www.camaracaxias.rs.gov.br/
2.2) Clique em Centro de Memória (campos de navegação à direita)
2.3) Em seguida selecione 'Clique aqui e acesse o sistema'
2.4) Pesquisar o documento de interesse. Note que existem instruções de como realizar a pesquisa. Assim, se estiver com dúvidas, leia estas instruções antes de prosseguir.
Repare que existem inúmeros jornais e documentos neste Centro de Memória. No caso particular do Jornal Correio Riograndense, segundo a Joelma, o mesmo já foi designado também por Lá Libertá, Il Colono Italiano e La Stafetta.
Cumprimentos,
Edinei Santin
Grande primo EDINEI, isso sim é parceria de valor, amigo que DIVIDE a sabedoria do ENCONTRADO, ONDE, QUANDO E COMO, isso é muito importante quando falamos de ACHAR documentos, EVIDÊNCIAS, FATOS, HISTÓRIAS, enfim, de revelar o passado, para PROJETAR o futuro, ser mais feliz. Me disse uma vez o grande pesquisador Padre Luiz Sponchiado, ja falecido, de Nova Palma, Rs, disse ele: ¨Guri, esta procurando uma AGULHA num palheiro ¨nunca esqueci do que ele me disse, AINDA MAIS tive amor e dedicação para procurar e achar o que estou POSTANDO NO BLOG e muito mais que ainda tenho, em centenas de oras de gravações em VHS, que oportunamente deverão fazer parte de alguns DOCUMENTÁRIOS sobre a história da familia. OBRIGADO caro parente e amigo EDINEI, gestos assim são FUNDAMENTAIS para continuar, prosseguir, com a cara e a coragem. Muito obrigado e grande abraço. Gladimir José Santin - Erechim - Rs
ResponderExcluir