domingo, 31 de março de 2013

Matrimonio Santin Antonio e Roman Victória - 21. 10. 1899


Os pais SANTIN PIETRO E FELTRIN LUCIA, pais do noivo SANTIN ANTONIO, atestam que seu filho nascera a SARONE, provincia de UDINE, reino da Italia em 29 de Julho de 1875, firmam o presente no Cartório de Monte Bello, então terceiro distrito de Bento Gonçalves em 21 de setembro de 1899, no cartório do então Luiz Trucullo, escrivão distrital. Assinou Santin Pietro e a rogo de Feltrin Lucia, por não saber escrever assinou Roman Fioretto. Esta é uma prova fundamental que muitas vezes o imigrante ao vir ao Brasil, vinha praticamente sem qualquer documento, e no momento do casamento, efetuavam o registro com a presença de testemunhas conhecidas do notário, de grande saber, de ilibada credibilidade e conhecimento na comunidade onde residiam, era aceito por todos. Os registros de Igreja, sempre foram feitos, entretanto na maioria das localidades, eram atendidos vez e outra por padres MIGRATÓRIOS, hoje estavam aqui e amanhã lá, devido as distâncias e tambem toda sorte de obstáculos. Depois disso, achar estes livros de REGISTRO NAS IGREJAS torna-se quase uma loteria. Tem diversos apontamentos do padre Bartolomeu Tiecher, porem nem todos livros se consegue ler. Fizemos a postagem para o resgate da história.

Este Antonio, acima enumerado, é irmão de Evaristo Santin, o qual residiu na região de Erechim, para onde veio casado com Angela Agostini Santin, teve grande quantidade de filhos, sendo o seu primeiro filho o falecido Pietro Francesco Santin, nome de batismo, depois foi chamado de Pedro José Santin, casou-se com Angela Orso Santin em Erechim, e teve grande contribuição na vida colonial, fabricando maquinário agricola no entroncamento de Erechim a Aratiba, mais precisamente no KM 10, tambem era conhecido por Bépi Santin, pai de inumeros filhos, dentre eles: Didier, Nadir, Neri, Altayr, Remi e Wilmar e inumeras outras mulheres. Inclusive ja foi feito uma publicação neste blog, pode-se acompanhar.

Queremos aqui tambem, ESTERNAR a nossa gratidão ao tabelião JOSÉ NERCI MAHL de Monte Bello do Sul, NOSSA TERRA QUERIDA, por toda paciência, dedicação e apreço que sempre nos atendeu, seja ao telefone, email e pessoalmente, PARABENS SENHOR TABELIÃO, modelo de atendimento e EXEMPLO ao nosso BRASIL, muito obrigado amigo, não poderiamos deixar de lembrar neste momento. Obrigado amigo e continue assim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário