sábado, 31 de agosto de 2019

A Professora Que Queria Ser Freira, Delminda Maria Santin, Fach. Guedes, Sc, Maio 2019


Entrevista gravada em Maio de 2019 em visita a Professora Aposentada DELMINDA MARIA  SANTIN, em Fachinal dos Guedes, Sc, comigo Gladimir José Santin o primo Santo Santin tambem de Fachinal dos Guedes, em visita a querida parente e Professora aposentada.

Ela é filha de Angelo Santin, emigrado de Marau, Rs, até Fachinal dos Guedes, Sc.

Se disse arrependida em não ter escrito ou gravado o que houviu dos pais e avós.

Por ter tido deficiências física de nascência, seus pais atendendo ao seu pedido, ela disse que queria ser freira, porem mesmo tendo procurado por diversos educandários de estudo de Freira, e mesmo assim não sendo aceita, buscou e encontrou outros caminhos, dentro deles se encontrou como professora, que exerceu com qualidade por décadas, tendo sido, inclusive, professora de meu cunhado Vandro Petuco, que era de Fachinal dos Guedes e atualmente é marido de minhã irmã Cristiane e residem em Concórdia, Sc.

As congregações religiosas na época, não aceitavam pessoas com deficiência física,  todas da grande região de Fachinal Guedes e Xanxere, Sc. 

Na ultima instituição Franciscanas de Maria Auxiliadora de Xaxim, Sc, após contato, foi aceita como candidada a aprendiz de professora e foi aceita, onde cursou com qualidade.

Ela fez a opção de não constituir família e seguir o caminho do internato, onde entrou com 10 anos a alfabetização em Escola Estadual Prof. Salustiano Cabreira em Fachinal dos Guedes, onde estudou da primeira quarta séries. Depois com 17 anos, foi estudar em Xaxim, Sc.

Sentia dentro de si o desejo em ser Professora e o seguiu, concluindo o magistério e exercendo o mesmo em sua plenitude até sua aposentadoria,  décadas depois do início de trabalho.

Aprendeu tambem na escola religiosa, dentre outras atividades afins, a escrever em cadernos e tambem no quadro mural da escola, aprendeu a usar a MÃO ESDQUERDA, porque devido as Paralisia teve seu braço direito como de resto grande parte do corpo lado direito em dificuldade para se locomover, caminhar, enfim, vítima de paralisia que deixou limitados os seus movimentos gerais como um todo, assim, aprendeu a usar o lado esquerdo do corpo par tratar de viver, vencer e ser feliz como bem vimos nesta e em outras imagens gravadas.


Professora Delminda Maria nos dá um exemplo de garra e vontade de vencer, apesar dos problemas que todos nós temos a cada dia, a família unida é um exemplo de vitória que conquistamos a cada dia.


Gladimir   José   Santin
Erechim   -   Rs
Dongiuseppesantin@gmail.com
 



Nenhum comentário:

Postar um comentário