sábado, 8 de fevereiro de 2014

I - Origens - Abelardo Luz, Sc - 17 out 1994 - Giuseppe............

Entrevista feita em 17 de outubro de 1994 no municpio de Abelardo Luz, hoje OURO VERDE, SC, com senhor José Santin ( nome no cartório) ou Giuseppe Santin ( nome de batismo), quem me aprosentou ele foi o falecido filho dele, e muito meu amigo, senhor Neri Santin, caminhoneiro, na ocasião morador de Xanxere, Sc, estava presente tambem o filho do Neri e demais familiares do nono José, na ocasião na serra dos buracos.

Segundo me disse nono José, ele nasceu em 07 de julho de 1914 em Guaporé,Rs, na Linha Terceira, e foram seus padrinhos de batismo na ocasião o casal Luis Gigi e Marina Di Domenico.

Os pais de José eram Domingos Santin e Luiza Di Domenico Santin, segundo disse seu José, seu pai Domingos falecerá com cerca de 75 anos de idade, aproximadamente no ano de 1957/58, no municipio de Constantina,Rs, e foi sepultado no cemitério local no interior. Nona Luiza faleceu antes do marido uns 10 anos, e tambem foi sepultada no interior. José lembrava-se bem que o nono Domingos era bem careca..........

O Avô de seu José e pai de Domingos chamava-se Arcangelo Santin e a nona era nona MENEGUINA.
Portanto aqui um parentese que faço eu Gladimir: seu José falava do casal Arcangelo Mezzarobba Santin e Domenica De Bortolli Santin, por isso o apelido dela de MENEGUINA, de MENEGA ou de DOMENICA, assim chamada pelos imigrantes vindos ao sul do Brasil.

Seu José saiu de Guaporé entre 1927 e 1932 aproximadamente, mudando-se com a familia para ITAPUCA, no então municipio de Soledade, cerca de 40km longe de Guaporé, porem do outro lado do Rio, hoje municipio de Anta Gorda, Arvorezinha, porque existem duas Itapuca hoje em dia, uma pertence a Anta Gorda e outra a Arvorezinha. Porem eu creio que a moradia primeira fica próxima a Ilópolis, porque inumeras familias Santin, Lazari, Pompermaier e Bernardon, residem e residiam próximas umas das outras, em diferentes cidades da região.

Seu José lembrava na ocasião que seu pai falava dos tios e de apelido PESCAROLLO, falava do tio Cian, que tinha papo no queixo, segundo se sabe CIAN e o apelido de FURLAN, ou seja, descendente de UDINE ou de PORDENONE, no passado era um estado só UDINE, depois foi desmembrado para UDINE e PORDENONE, os quais são as terras de origen da familia SANTIN como um todo.

Neste mesmo blog, ja foi escrito por diversas vezes, o tronco era de 4 irmãos: Arcangelo e Luigi Santin ( filhos de Domenico Santin e Angela Mezzarobba Santin) o casal nunca veio ao Brasil. Por morte da primeira esposa, o velho Domenico Santin na Italia casou-se pela segunda vez com Angela Gislon Santin ( teve mais dois filhos homens vindos so Brasil, Santo e Giuseppe, Santo faleceu no Chile em 1911 e Giuseppe em Erechim,Rs em 1917).

Enquanto os dois outros irmãos residiam e criavam suas familias em Monte Bello do Sul e depois em Guaporé,Rs, Santo e Giuseppe, que tambem haviam residido em Monte Bello e Guapore, se mudaram em 1906 para Pitrufquen, Chile, onde viveram por um tempo e de onde Giuseppe e parte de sua familia retornaram ao Brasil e a Erechim, Gaurama e Barão do Cotegipe em 1916, aproximadamente.

Seu José contava que sei pai falava de um tio que a mula HAVIA ARRASTADO, na verdade ele falava de meu bisavô Giuseppe, que depois de um bom vinho em quantidade, foi derrubado por uma mula e arrastado por ela cerca de 500m em Erechim em 01 de setembro de 1917, teve trauma craniano e veio a falecer, voltava do colégio das freiras onde havia indo acompanhar os estudos do filho Angelo, que havia nascido no Chile em 1909.

Seu José lembrava do tio Santo Santin que tambem havia se mudado para Ilópolis, na Linha Gramadinho, adiante da Figueira, porem não tinha mais notícias do tio e de seus familiares.

Falava tambem de um tio mais velho, chamado João Santin, que residia na Itapuca Mansa, o qual era pai da senhora Alda Santin Lazzari esposa de Egidio Lazzari, moradores de Fachinal dos Guedes, Sc. Seu José lembrava que tinha mais 3 ou 4 tias em Guaporé, sem lembrar-se bem os nomes. Falei com ele pela noite, quando estava em tratamento devido a uma doença de pele, estava um pouco debilitado, porem feliz com a visita inusitada de um familiar, que pesquisava a familia Santin, ficou feliz com a visita.

Irmãos do seu José Santin:

1 - Arcangelo Santin, nasc. 1908, nunca casou, era cego, faleceu em Abelardo Luz entre 1970/80.
2 - O segundo filho do casal era o seu José Santin, seis anos mais novo que Arcangelo.
3 - Fidélis Santin nasc. 1916 Guaporé, casou-se em C0onstantina Rs com Jacomina Gnoatto Santin, vivia na Barra quarta, quem vai para Liberato Salzano.
4 - João Santin, viuvo, mora em Formigas, Abelardo Luz, casado com Odila Brancher Santin, teve 1 filho homens e tres filhas mulheres.
5 - Maria Santin Freguetto ( falecida) casada com Ermindo Freguetto, casaram no Formigueiro em Guaporé,Rs, porem os filhos residem em Ponte Serradas, Sc.
6 - Dosolina Santin Bernardi, casada com Antonio Bernardi, casaram no Formigueiro em Guaporé e ainda residiam em Guaporé,Rs. Seu filho Genuir era barbeiro em Guaporé,Rs.
7 - Lucia Santin Dourant, casada com Brasilino Dourant, moravam em Pinhalzinho, povoado perto de Palmeira das Missões,Rs, próximo a Rodeio Bonito, Rs.
8 - Metilde Santin Butioni, casada com Fidele Butioni, moravam em Constantina,Rs, no interior da Linha Paludo ou Coxilha Seca, passa da Agua da Rondinha.
9 - Elvira Santin Martini, casada com um Martini, mora em Constantina em Linha Coxilha Seca, próxima de seu irmã dona Metilde.

Filhos do seu José Santin:

1 - Nelson Santin - Morador de Cristalina - Goias.
2 - Luiz Nery Santin (hoje falecido) era morador de Xanxere, Sc
3 - Nildo Santin, Serra São José ou serra dos buracos, Ouro Verde, Sc
4 - Nercy Santin, morador de Abelardo Luz, Sc.
5 - José Anésio Santin, morador de Vila Rica, Mt.
6 - Celso Santin, morador de Abelardo Luz, Sc
7 - Leonir Santin, morador de Vila Rica, Mt.
8 - Nilson Santin, morador de Ouro Verde, Sc.
9 - Neida Santin Maciel, casada com Eduardo Maciel, Clevelândia, Pr.
10 - Neivete Santin Rotava, casada com Juarez Rotava, Abelardo Luz, Sc.
11 - Idete Santin Cristianeto, casada com Ronildo Cristianeto, Abelardo Luz, Sc.
12- Marlene Santin de Sá, casada com Darci de Sá, São José, Ouro Verde, Sc.

Quero aqui comentar: Conversei com seu José ( hoje ja falecido) ao mesmo tempo que eu escrevia, tambem filmava as nossas conversas, porque os nomes são em centenas de homônimos o que torna exaustivo o trabalho. Falei com ele por duas vezes em 1994, na casa de seus filhos, que deixo de dizer aqui porque não lembro corretamente o nome, foi maravilhosa a colaboração dele com datas, nomes, locais, apelidos, enfim, HISTÓRIVA VIVA por parte de quem fez ele, nós apenas somos vetores para continuar a linda passagem de nossa gente pela terra sulina deste nosso Brasil querido.

Voçe que é desta ou de outras familias, escreva seu comentário nas paginas do blog, será uma honra contar com sua colaboração.

Tive a idéia de começar a publicar estes acima, porque recebi recentemente a visita do senhor Nelson Santin, filho do seu José e irmão do Nercy ( Macuco) vindo de Goias a procura dos documentos a pedido de sua NETA, funcionária do Itamarati em Brasilia, assim quero e preciso da colaboração de todos na obtenção dos dados e nomes para a continuação de nossa história VIVA,  agradeço a colaboração de todos. Obrigado. Gladimir José Santin - Fevereiro de 2014 - Erechim - Rs.

Nenhum comentário:

Postar um comentário