sábado, 8 de fevereiro de 2014

I - Origens - Monte Bello do Sul, Rs, 04 fev 1996 - Maria Dosolina Tramontina Santin - Entrevista


No dia 04/02/96 fiz entrevista na Linha Argemira com senhora Maria Dosolina Tramontina Santin, na ocasião com 88 anos ( nasc. 06.12.1912 em M. Bello Sul).

Ela casou em 14.02.1930 em M.Bello com Giovanni Santin ( nasc. 14.02.1903) no dia do casamento ele completava 27 anos de idade.

Giovanni Santin marido de Maria Dosolina era filho de Pedro Santin, cujo apelido era PIERUT, o qual era casado com Rosa Felipi Santin e residiam na Linha Argemira, onde posteriormente residiu o casal de Eda Santin e seu marido Paini. Pedro tinha estatura baixa, um pouco careca e faleceu aproximadamente em 1940.

Dona Maria Dosolina e Giovanni Santin, tiveram 6 filhos:

1 - Atile Rosina Santin casada com Aldovino Rasador - Moradores da Linha Argemira
2 - Genilde Santin casada com Artemio Moro - Moradores Linha Santo Isidoro - M. bello
3 - Nadir Santin casado com Maria Moro - Moradores de Bento Gonçalves - Rs
4 - Nilvo Santin casado com Maria Bertinatti - Moradores Linha Campinho - Roca Sales
5 - Olides Santin -Morador de Monte Bello - Até falei com ele naquele dia de 1996.
6 - Adelvino Pedro Santin ( falecido) casado com Ines Spagnol Santin.

Pedro Santin, pai de Giovanni, era filho de Cândido Santin e de Magadalena Mariuzzo Santin ( falecida), dona Dosolina lembrava na ocasião do tempo que ela ia ao MOINHO do nono Cândido, ela tinha um certo medo do nono, devido a idade dele, ele faleceu antes do casamento do neto com dona Dosolina.

Alguns cunhados de dona Dosolina:

Angelo Santin ( pai da dona Eda e sogro do Paini) casado com Josefina Piovesana Santin. M. Bello.
Angela Santin Tonet casada com Mariano Tonet - Moravam em Porto Alegre ( filhas Rinelda Tonet e Neiva Tonet).

Alguns filhos de Cândido Santin e Magdalena Mariuzzo Santin ( mencionados por dona Maria Dosolina):

Santo Santin, mudou-se para Barão do Cotegipe, Rs, onde faleceu em 1928, teve dois filhos: Arlindo do primeiro casamento e Narciso do segundo casamento com Maria Roman Santin. Os filhos e a viuva viveram em Barão até meados de 1950 e depois mudaran-se para Nova Londrina, Pr, onde criaram grande familia, seu Narciso Santin ainda vive hoje em dia. Seu Arlindo ja é falecido e dentre os inumeros filhos tem um que hoje é bispo em Itaituba, Pará, onde se constrói a Usina Hidrelétrica de Belo Monte, chama-se Don Wilmar Santin, pode-se inclusive ver os textos dele via internet, muito culto, inteligente e fala inúmeras linguas, tem dominio fluente e grande capacidade de interlocução. Escreve muito bem. Meu amigo e grande pessoa.

Maria Santin Di Domenico, casada com um Di Domenico que posteriormente se mudaram para Guaporé,Rs. Sabe-se que haviam inumeros outros filhos do nono Cândido, porem a dona Maria não lembrava mais o nome de todos. Candido se casou tres vezes e sabe-se que teve cerca de 25 filhos, ao todo.

Um dado importante da entrevista foi o fato de dona Maria Dosolina ter dito que o senhor Inoccente Giuseppe Santin, que era tio de Silvino Santin de Anta Gorda, Rs, enfim, dizia que ele era irmão do Santo de Barão do Cotegipe, portanto filho de Cândido Santin e Magdaleza Mariuzzo Santin.

Innocente Giuseppe era pai da dona Rosa Santin Brunetto de São Miguel do Oeste,Sc, cujo casal entrevistei tambem nos anos 1994/96.

2 comentários:

  1. Olá Gladimir,

    Interessante a tua série de entrevistas. Continue publicando que com certeza elas atrairão o interesse de inúmeros leitores.

    Com relação ao casal Candido Santin & Madalena Mariuzzo, eu encontrei no FamilySearch esta referência: clique aqui. Se estas informações estiverem corretas, eles são oriundos do distrito (frazione) de Mezzomonte, município (comune) de Polcenigo, na Itália. Os meus antepassados também são desta pequena (frazione) encravada no meio de uma montanha.

    Além disso, sempre assumindo que as informações do FamilySearch estão precisas, o Candido Santin teve um irmão chamado Carlo Santin. Este irmão, por sua vez, teve um filho chamado Osvaldo Santin. Osvaldo Santin casou-se com Maria Santin, filha de Ferdinando Santin e Thereza Mezzarobba, que pertence ao meu tronco familiar, como publicado aqui.

    Ou seja, mais um encontro e casamento Santin & Santin de mezzomontinos no Brasil.

    Cumprimentos,
    Edinei Santin

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Edinei pela resposta. Eu tenho certa dificuldade com o PC computador, scanner, fotos, enfim, qualidade digital, ainda não expliquei no blog que antes de FILMAR as conversas eu ESCREVIA, fiz isso por algum tempo, e todos me pediam do tal de CARLO MAT, por ele ser disposto, valente, corajoso, etc. Pelo que pesquisei e li, foi dos primeiros imigrantes a ter emprestado dinheiro na região de Bento Gonçalves e Monte Bello, porem teve inumeros problemas de toda ordem, mudou-se com a maioria das familias SANTIN que tinham filhos mais velhos, para ter uma chance MAIOR de vencer em Guaporé, terra nova, do outro lado do rio, muito maior dificuldade.

      Pode-se claramente ver a assinatura do Carlo Mat cujo nome correto era Carlo Santin, descendente da familia de Osvaldo Santin e de Jenoeva ou Jeovanna Mezzarobba Santin, irmão de Cândido e de Santo Santin ( este emigrou ao Chile, casou em segundas nupcias com Maria Alfier Santin, era avô do meu amigo Ossires Cansin, hoje morador de Erechim, ele tem cerca de 88 anos, a mãe de Ossires era Helena Santin, ela não foi ao Chile pois casou-se com Giuseppe Cansian e ficou residindo em Guaporé) mas eu pai Santo, sua madrasta Maria Alfier Santin e sua irmã de pai e mãe de nome Anna Santin, estes sim mudaram ao Chile, inclusive Santo e Maria tiveram um filho cujo nome era Orizo Santin que nasceu a bordo do Navio Conventina Orissa que os levou do Rs ao Chile em 1906. Tem ainda hoje grande quantidade de descendentes no Chile, seja na região de Temuco, Pitrufquen, Villa Rica, Pucon, em Melipilla e Santiago tambem.

      Carlo Mat ou Carlo Santin era casado com Rosa Filippon Santin, tiveram vários filhos, posteriormente devulgaremos de forma completa. Ao retornar do Chile, fixou residencia em Barão de Cotegipe,Rs, onde casou seu filho Osvaldo, e ele nos anos 1920 aproximadamente, mudou-se para Videira,Sc, cujo nome na epoca era Perdizes, hoje próximo a Caçador,Sc.

      Tenho uma foto dele e esposa, que me foi doada por Sabino Santin, neto dele, hoje falecido, Sabino tinha grande alegria ao ver a foto, ainda vive hoje em dia o irmão do Sabino, primo Carlo Santin Santin, casado com uma prima minha em segundo grau da familia Lorenzon Santin de São Lourenço Do Oeste, Sc.

      Quando don Angel Santin Santin, primo Chileno que nos visitou em 2008, eles eram primos DUPLOS por parte de pai e por parte de mãe, foi um encontro emocionante num jantar em Chapecó, no domingo visualizamos as fotos familiares que o Carlo e esposa mostraram ao octagenário Chileno que encantou a todos com sua simpatia e cordialidade. Uma visita de quem nunca se viu, porem pelo coração FRATERNO ja se conhecia por dentro. Linda recordação.

      Excluir