quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

III ORIGENS - DOIS ANTONIO SANTIN, CASADOS COM DUAS IRMÃS OLIVA E ANGELA PANIZ SANTIN - ERECHIM 1927/31

 Aqui o matrimônio de Antonio Santin, filho  de Cândido Santin e Magdalena Mariuzza Santin. Antonio nasceu em 28 de abril de 1892 ( provavelmente em Monte Bello, porem na certidão não fala disso, apenas menciona que o pai Cândido, falecido ¨a 8 anos¨ portanto, ele teria falecido em 1923 aproximadamente. Antonio veio residir em Erechim, porque tinha outro parente seu que residia na região, que se chamava Santo Santin, que se casou em primeiras nupcias e teve um filho que se chamou Arlindo Santin ( hoje ja falecido, residia em Nova Londrina, Pr, pai de Frei Bispo Wilmar Santin, de Valdomiro Santin e outros filhos mais), depois pelo falecimento da primeira esposa, Santo casou-se novamente com Maria Roman Santin, em Barão do Cotegipe, teve outro filho chamado Narciso Santin, que é grande amigo meu e ainda vive em Nova Londrina, Pr, teve inumeros filhos e filhas, todos amigos meus. Antonio casou-se em 28 outubro de 1931 com Oliva Paniz, ela era viúva, filha de João Paniz e Coloba Dacroce. Tambem nesta habilitação tem a referencia do falecimento da mãe do noivo, Magdalena Santin, falecida ha 30 anos ( portanto deu-se em 1901, não menciona na habilitação mas foi em Monte Bello o ocorrido).
 Aqui o matrimônio de outro ANTONIO SANTIN, este filho de Ferdinando Santin e Tereza Mezaroba Santin. Ela Angela Paniz, filha de João Paniz e Colomba Dacroce Paniz, portanto irmã da Oliva Paniz que em 1931 se casaria com outro ANTONIO SANTIN, filho de Candido e Magdalena.

Temos aqui duas irmãs, que se casam com dois homens do mesmo NOME, ambos ANTONIO SANTIN, porem um de Candido e outro de Ferdinando Santin..................... vejam a dificuldade em formar a origem das familias com a grande quantidade de HOMONIMOS que tivemos neste século.

Fala na habilitação que o pai do noivo FERDINANDO, falecido neste distrito em 1926  e a mãe falecida em Guaporé em 1905. Ja tinhamos estas informações, porem NÃO CORRETAMENTE como agora, de forma escrita, com assinatura e tudo, e vejam, falamos de 1927. Os pais da noiva, João Paniz e Colomba Dacroce, ela nasceu em Encantado, Rs, em 17 de abril de 1904.

 Aqui um documento manuscrito encontrado na habilitação do casamento:  Em certa altura diz o seguinte teor: ¨Nascimento do menino acima declarado, filho legítimo de Ferdinando Santin e Tereza Mezaroba, residentes na Linha Tres de Maio, nascido a 6 de maio de 1904 as 11.00horas dia dia: Avós paternos: Nicoló Santin e Giacoma Santin. Avós maternos : João Mezzaroba e Maria De Bortoli ¨, depois, demais dados familiares. O Oficial que assina o mesmo chamava-se Esthevam Guioto.
Este é um exemplo pelo qual eu coloco sempre no blog o nome da mãe antes do sobrenome do pai. Portanto, para exemplo: Tenho sobrinho chamado Antonio Santin da Silveira ( filho de minha irmã Rosicler e de Claudio Nei ), meu pai era Antonio Romitti Santin, tive um tio avô chamava-se Antonio Vanzella Santin ( este viveu, casou e faleceu no Chile) para onde migrou em 1906. Viveu em Pitrufquen, depois foi para Melipilla, onde casou-se com Diletta Tesser Pavan, não tiveram filhos, porem deixou uma dezena de sobrinhos queridos e outra centena de amigos, todos lembram com carinho do octagenário tio.

Esta nomenclatura que faço é para DIFERENCIAR OS HOMÕNIMOS, assim o Antonio filho do Cândido, ficaria ANTONIO MARIUZZA SANTIN e o Antonio filho de Ferdinando ficaria ANTONIO MEZZAROBA SANTIN, o que para sempre, diferenciaria um do outro, não dando confusoes com os nomes.

Vejam, que num raio de 12 km de Erechim a Barão de Cotegipe, em 4 anos, 1927 a 1931, cerca de mais de noventa anos da data de hoje, ja haviam estes nomes homonimos, imaginem hoje o que seria dos nomes iguais.

Minhas irmãs, trabalharam por anos no Forun de justiça, em um dia, com a digitalização dos dados, pedi a um servidor que fize-se uma pesquisa no Forum daqui dos inventários cujos nomes da inventariante fosse MARIA SANTIN viuva de JOSÉ SANTIN, e eis que para minha surpresa haviam mais de 20 ( vinte casais) de José e Maria e que ele marido, havia falecido antes que a esposa, por isso ela seria a inventariante. Confesso que me assutei neste dia com a quantidade de familiares. Publiquei isso, para conhecimento de todos. Grande abraço. Obrigado.

5 comentários:

  1. Olá Gladimir,

    Ótimo post, repleto de fontes documentais.

    Com relação ao segundo Antonio, filho de Fernando Santin & Thereza Mezzarobba, faço referência também ao registro de batizado, o qual encontra-se neste site, no nº [D.29].

    É interessante notar que no documento citado acima diz que a data de nascimento do Antonio foi 06/Junho/1904, enquanto que nos documentos citados no post aparece 06/Maio/1904, ou seja, um mês de diferença. Qual das duas datas é a correta?

    No meu ponto de vista, não é muito relevante saber se foi em Maio ou em Junho, mas sim ter em mente, quando se faz a análise destes documentos, que é frequente discrepâncias em datas, nomes, etc. Logo, uma pessoa a ler estes documentos, não deveria se preocupar com estes pormenores. Afinal, naquela época não utilizava computadores, ou melhor, uma rede de computadores num sistema informatizado. E as pessoas, com o grau de formação que dispunham, pelos vistos não eram capazes (ou não se preocupavam) em ter estes dados exatos em todos os documentos.

    Cumprimentos,
    Edinei Santin



    ResponderExcluir
  2. Gladimir, boa tarde.
    Acabei por encontrar seu post através de pesquisa pela internet aliado à indicação de seu nome por um tabelião de um dos muitos cartórios que tenho andado. Estou à procura de documentação de meus ascendentes para formara árvore genealógica de minha família e acabei de encontrar a ligação neste post.
    Estou com problemas justamente no Antônio Santin que você cita, filho de Cândido e Magdalena. Localizei apenas a certidão de casamento deste com Oliva Paniz. Estou realizando buscas das certidões de Nascimento e Óbito nas regiões de Bento Gonçalves e Barão de Cotegipe, respectivamente, mas até o momento não obtive êxito.
    Se puderes me auxiliar com qualquer informação, te serei grato.
    At.te
    Marcio Santin

    ResponderExcluir
  3. Olá....estou procurando o mesmo documento !!!!

    ResponderExcluir
  4. Tem outro António Santin o avo do meu Pai (Eduardo Santim) filho de Domingos Santin. António Santin Nascido 1897, no interior de São Paulo, E o Pai dele e Olivio Santin, veio de Veneza, nascido em 1852

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu nome é Pedro Henrique Santim. Estou na busca das certidões de Olivio na Italia

      Excluir