sábado, 12 de janeiro de 2019

Jantar Com Conego Gregório Comassetto Capelão FEB na Itália



No decorrer dos anos 90, em viagem de trabalho a região de São Gabriel, Rs, me foi apresentado o Museu da Feb ( Força Expedicionária Brasileira ), na ocasião, bem cedo da manhã, falei com senhor diretor daquele Museu, que se originou de relíquias usadas durante a Segunda Guerra Mundial, as quais, ele e uma grande equipe de militares, ouveram por bem em fazer um grande museu na campanha gaucha.

Em rápida visualização, me chamou a atenção o nome de um Capelão da FEB, de nome Conego Gregório Comasetto, o qual eu sabia, atuou por muitos anos em minha ou nossa terra Erechim.


De imediato, fiz algumas imagens do local e dos documentos expostos de Gregório Comasetto e de diversas outras pessoas, na sua grande maioria militares, e acabei por me indentificar com o assunto.


Retornando a minha casa, numa ocasião que era possivel, falei com minha esposa Ivone e com minha mãe Nilva, falei com Conego Gregório e convidei-o a vir jantar em minha casa na companhia de meu amigo pessoal de muitos anos, Padre Aldo Caetano Romagna, que era amigo pessoal do Conego Gregório, convite aceito, fui buscar a ambos, sem contudo falar o assunto que iria mostrar a eles, imagens, papéis e tudo o que eu havia trazido de São Gabriel.


Antes do jantar, um bom chimarrão e bate papo, mostrei partes das gravações, Conego Gregório ficou muito feliz com o que viu e ouviu, dizenjdo até ao final da entrevista e bate papo, que se pudesse  6 VIRIA MORAR CONOSCO ¨  o que para mim, como anfitrião, foi motivo de muito orgulho e alegria.


Publicamos o mesmo, numa pequena parte, temos outras para publicações futuras, para o conhecimento de todos,


Gladimir José Santin
Erechim Rs
Dongiuseppesantin@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário