sábado, 20 de abril de 2019

Bepi Santin Fachinal Guedes, Sc, Conta Histórias Nonos Giuseppe e Angelo, Marau Rs



Nono Bepi Santin, Antonio José Santin, moradores do interior de Fachinal dos Guedes, Sc,  entrevista gravada em 17 de Dezembro de 1995, em visita que fizemos a sua casa e familia, comigo, primo Zanin de Linha Boa Esperança em Fachinal Guedes, irmão de outro grande amigo João Luiz Zanin de Linha Boa Esperança em Erval do Oeste, Sc, ja falecido infelizmente.

Comigo Gladimir estava minha irmã Cristiane Santin e fomos entrevistar Nono Bepi que era irmão de Antonio Santin, que na ocasião residia em frente a praça de Fachinal dos Guedes, Sc, estava enfermo em uma cama, mas que em outra ocasião nos recebeu em sua casa, gravou entrevista e tudo, que publicaremos no blog oportunamente.

Na imagem nono Bepi, fala que seu avô materno Angelo Santin era bonzinho e que o avô paterno Giuseppe Santin era brabo, e que este lhe jogou uma caneta, que seu Bepi pegou e guardou a mesma no parreiral de sua casa.

Contou que o nono Angelo Santin, costumava reunir todas as crianças da familia para ler a biblia sagrada em Lingua Talian ou Furlan. Bepi diz não saber nem ler e nem escrever em Furlan.

Presente tambem um gaiteiro de gaita de boca, que diz gostar de escutar o Santo e irmão tocarem gaita de botão. Nome do gaiteiro era João Antonio Pereira que tocou musica NEGO BOM NÃO SE MISTURA, e ao final, pede a Deus que mande chuva, pela seca que passavam.

Ouvi dos filhos de Nono Bepi, Santo Santin e seu irmão, que tinham um pequeno conjunto musical e tocavam bailes por toda região.

Tambem ouvi que Santo tinha irmãos seus que eram agricultores no interior de Capanema, Pr,

Gladimir  José  Santin
Erechim Rs Abril 2019
Dongiuseppesantin@gmail.com

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário