sábado, 20 de abril de 2019

Primo Santin, Campinas do Sul, Rs, Filho de Luis e Neto de Padelo, 14 Agosto 1994


Aqui Entrevista em Passo da Taipa, Campinas do Sul, Rs, com nono PRIMO TOFANIN SANTIN, filho de Luis Tono Santin e Maria Tofanin Santin. Nono Primo era casado com dona Conceição Dutra Santin. Era neto de Santo Gislon Santin e Pascoa Tognon Santin. Seu avô Santo, faleceu no Chile em 28 de dezembro de 1991, vitima de acidente com aninal cavalar, morreu afogado nas aguas do Rio Tolten. O acidente com o cavalo não foi bem explicado, uma vez que ele acompanhava caravana de compradores de gado, os quais acompanhava para receber parte do dinheiro da venda dos animais, quando ja se preparavam poara retornar ao Brasil, de onde sairam para o Chile em 1906, e iniciaram o retorno no final de 1911. Nona Pascoa Tonon Santin, viuva do Padelo, teve tres filhas suas que casaram com filhos de Giovanni Santin e Margarida Zanchet Santin.

Eram eles : Jacob Santin, filho de Giovanni e Margarida Zanchet Santin se casou com Anna Santin, filha de Santo Santin ( Padelo ) e Pascoa Tonon Santin. Antonio Santin se casou com Maria Santin, ( estes dois , creio que se casaram com as duas irmãos ecom dois irmãos ainda noi Chile ) e no retorno ao Brasil, em Gaurama, Rs, se casaram o terceiro casal de primos irmãos : João Santin Filho se casou com Angela Santin, portanto, tres filhos da Familia Zanchet Santin se casaram com tres filhas da familia Tonon Santin, dois no Chile e um no Brasil.

No Vídeo, nono Primo e tio Ernesto, relembram primo nosso, Antonio Santin Perusso que era ferreiro em Erval Grande, Rs, filho de tia Julia Santin Perusso, irmã de meu avô Santo e portanto prima de Luis Santin, pai do nono Primo que concede a entrevista neste vídeo. Tambem relembramos tio Giuseppe Bortolo Tochetto, pioneiro a ir ao Chile e cunhado de meu avô Santo. Tio Tochetto era casado com Luiza Santin Tochetto ( que faleceu no parte de uma filha, após retornarem ao Brasil ).

Categoricamente nono Primo Santin relembra que seu pai Luis e demais familiares, retornaram do Chile em 1911,  relembra no video que no momento da venda da manada de gado pelo avô no Chile, seu pai Luis e seu cunhado Antonio Santin, casado com sua irmã Maria Santin, que os dois estavam a cerca de 7 km de casa tirando casca de Linco ou Linck, que era uma madeira muito usada em cortumes de couro no Chile,  disse que seu pai Luis tinha um cavalo muito bom e ligeiro, que podia percorrer légua e léguas a galope, relembrou tambem que seu pai percoria em junta de bois 14km desde sua propriedade até um povoado de Tolten, e que nesta vila ou cidade havia comércio de produtos em geral, os bois puxavam a carroça e que a canga era grudada nas aspas dos bois e não no pescoço como se usa aqui no Brasil,  disse tambem que seu pai Luis emprestava o cavalo ao pai Santo, mas que não saise com o mesmo de sua propriedade nem por um metro, porque não conheciam os compradores do gado e sua conduta,  e que o comprador dava metade do valor em dinheiro na hora e a outra metade seu Luis teria que ir buscar em outro local, que Primo Santin não soube precisar corretamente.

Para acompanhar os compradores era necessário atravessar o Rio Tolten, o qual tinha umas vargens extensas ao lado do mesmo, inclusive pai do nono Primo, senhor Luis Santin, contava muitas histórias do Rio e suas margens,  diz o nono que ixistia no Rio Tolten as tais de PIRANHA, diz ele no vídeo que o rio teria entre 250 e 400 metros de largura, dependendo do lugar, para pode atravessar o mesmo, levavam sempre um animal velho para atravessar o rio, matavam esse animal, sangravam o mesmo, as piranhas se alimentavam desse e os outros acabavam por ultrapassar o Rio.

Nono Primo Santin, nunca me disse nada mais sobre a morte de seu avô Santo Santin ( popularmente conhecido por PADELO, por ter sido Padeiro e Militar ainda na Itália), mas tia avó Virginia Santin Dalasen, que morou conosco por cerca de quase tres anos, e faleceu em Erechim,Rs, em 10 de novembro de 1996, sempre contava que seu tio Padelo, havia falecido por quebrar costela por queda de cavalo e que o mesmo caiu dentro do Rio Tolten, e que pessoas que viram o acidente ou mesmo souberam do mesmo, foram em debalada carreira a cavalo abaixo do rio tolten e armaram redes para resgatar o corpo do tio Padelo, so conseguindo exito cerca de 10km rio abaixo, isso nunca foi esquecido por ele e por mim, que ouvi o relato dela e guardei a informação, agora compartilhada com todos.


Gladimir  José  Santin
Erechim Rs Abril 2019
Dongiuseppesantin@gmail.com

Um comentário:

  1. Gladi, ese senhor fala que o pai dele nasceu em "Isabela " Dona Isabel, era o nome dado já ao município de Bento Gonçalves. Aliás Dona Isabel, foi um dos nomes.

    ResponderExcluir