sábado, 20 de abril de 2019

Entrevista Com Professor Natalino Chiari, Pérola do Oeste, Pr, Fevereiro de 2019



Entrevista com Professor Natalino Chiari, natural de Getulio Vargas, Rs, e atualmente residindo em Pérola do Oeste, Pr. Seu Natalino quando pequeno demonstrou interesse em ser sacerdote. Sua Família procurou os Capuchinhos de Veranópolis onde ele ficou por 6 anos e posteriormente mais um ano em Vila Flores, Rs ou Vila Ipe, próximo de Antonio Prado, Rs, uma lindíssima cidade.  Padre Benjamin Vian ou Vilas Boas, que era tio de seu Natalino, irmão da mãe de seu Natalino, conseguiu uma bolsa de estudos para o sobrinho, porque o internato não era totalmente pago e nem totalmente de graça, mas pela precariedade financeira da familia não teria condições em pagar, por isso a bolsa de estudos foi salvadora. Seu Natalino mencionou que naquela epoca não autorizavam a ida a passeio até a casa de cada aluno, somente em ocasiões especiais isso era permitido, por não pagarem os alunos trabalhavam para compensar estes e outros gastos. Seu Natalino Chiari entrou seminário com 11 anos e saiu quando completou 18 anos, lembra de colegas das Familias Beltrame, Rossi, Frei Leonel Santin, Professor Silvino Santin, dentre outros. Ainda quando estava interno nos Capuchinhos, alistou-se no Serviço Militar obrigatório, ao completar 18 anos, posteriormente deu baixa no seminário e retornou a sua casa e familia na região de Getulio Vargas, Rs, e no outro ano, foi servir ao Exército Nacional em Santana do Livramento, Rs, onde fez curso de Cabo e depois de Sargento do Exército, sendo aprovado em ambos os Cursos, mas posteriormente devido a doença e sete cirurgias em sua mãe, seu irmão mais velho pediu a seu Natalino que retorna-se a casa de seus pais para auxiliar no cuidado e tratamento de sua familia. Seu Natalino Chiari, como bom Cristão e Católico, optou pela Familia e retornou a casa paterna. Aqui um agradecimento a este grande Brasileiro, eu fui em sua casa em Pérola do Oeste, indicado por uma pessoa amiga, sem nunca ter conhecido a familia e seu Natalino, fui muito bem recebido, a quem agradeço muito.

Tambem lembrou ter conhecido e convivido nos Capuchinhos com Frei Rovilio Costa, porem este era de outra turma escolar, não a mesma de seu Natalino. Seu Natalino foi assinante do Correio Riograndense por muitos anos e professor naquela região do Paraná por muitos anos.

No dia da minha visita, ele ainda se recuperava de cirurgia no quadril, e ficou bem feliz em relembrar os velhos tempos do Rio Grande e da grande região de Getulio Vargas em Erechim, Rs, disse ter chegado ao Paraná em Pérola do Oeste e Região por volta de 1960 aproximadamente.


Gladimir  José  Santin
Erechim Rs  Abril 2019
Dongiuseppesantin@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário