Neste vídeo de uma noite de Outono/Inverno em Maio 2019 em Erechim, Rs, minha casa, no Bolicho assim dito e chamado, aos pés do fogão a lenha com suculentos bifes na chapa de ferro fundido, na companhia de grandes amigos e artistas, comemorando o aniversário de 66 anos de idade do amigo ALCIR LUIS BORDIN, militar aposentado do nosso Erechim e na companhia de grandes amigos eram eles : JANIO DEMARCO, MARCOS ALEGRETTI, RICARDO SANGALLI e ele , o super talento, por vezes emocionado, o nosso super TITICO ou ALCEU LUIS FILIPINI, um menino aos 77 anos de idade, mas sua alegria e talento demonstram 57 anos, deixando vinte de fora.
Entre um papo e outro, o amigo Titico relembrou que iniciou sua carreira de tocador de gaita de boca no dia da morte do Presidente Getulio Vargas, em 24 de Agosto de 1954, portanto ja completou 64 anos tocando gaita de boca e fara o 65 agora em agosto próximo. Creio que um recorde, nunca ouvi ninguem que tocou por tanto tempo.
Por vezes a gente se esquece de algo, Titico fica bravo quando acontece para ele, mas logo relembra de tudo e risada em cima de risada, assim caminha o Rio Grande.
Quando ele começou a tocar, o fazia com duas gaitas, como bem demonstra a imagem e audio do video ora publicado e que emocionou a todos os presentes.
Ao fundo na parede do bolicho, um banner com foto de meu pai Antonio Romitti Santin e toda a Familia Romitti Santin de Santo Vanzella Santin e Maria Romitti Santin, foto essa de 1976 no matrimônio da prima Nica e Gastão em Erechim, Rs, na parte superior do Banner, uma fotografia de meus pais Antonio e Nilva Oro Martinelli Santin quando de seu casamento em 1958, este banner adorna a parede e o nosso coração, lembrança eterna e gratidão aos nossos pais, avós, bisavós e demais gerações que forjaram a nossa têmpera de pessoas e vidas.
Gladimir José Santin
Erechim Rs Maio de 2019
Dongiuseppesantin@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário