Aqui entrevista gravada por mim Gladimir José Santin, em minha casa em Erechim, Rs, nos anos novente, creio que entre 1995/99, quando da visdita do primo Narciso Roman Santin, primos de Angelo e Dileto, uma vez que a mãe de seu Narciso era irmã do pai dos irmãos Roman, que era senhor Romano Roman.
Nos anos 1950 aproximadamente, em uma imigração de familias de Barão do Cotegipe, Rs, a Familia Roman Santin, com os irmãos Arlindo Santin e Narciso Roman Santin, aqui presente neste vídeo, se mudaram par Nova Londrina, Pr, onde criaram numerosa familia, hoje espalhada especialmente pelo Paraná e demais estados do Brasil, com muitos inclusive na Itália.
Eu conheci seu Narciso em Erechim, porem ja havia falado com ele por diversas vezes via telefone e tambem com seu irmão Arlindo Santin, por telefone e tambem por carta.
Mas eu havia falado pessoalmente por inumeras vezes com Aurea Santin Castoldi e demais irmãs suas, todas filhas de seu Narciso Roman Santin, sempre em Curitiba, Pr. Tambem em Curitiba, falei com os filhos do seu Arlindo Santin, eram eles : O hoje Bispo Wilmar Santin e seu irmão Valdomiro Santin, sempre conversávamos quando trabalhei na região da grande Curitiba, Pr, ainda nos anos noventa.
Aqui neste vídeo, toda emoção do senhor Angelo Mugnol Roman, eu sempre coloco o sobrenome da mãe junto ao nome da pessoa, pela presença de homônimos nas familias, assim podemos diferenciar uns dos outros.
Seu Ângelo , infelizmente ja falecido neste momento, é o pai de meu concunhado Adelir Pio Roman, que é casado com uma irmã de minha esposa Ivone, a cunhada chama-se Salete Maria Férri Roman, esposa do Adelir Pio Roman, primeiro filho do segundo matrimônio do seu Angelo Roman e Elcemina Cantelle Roman, mãe do Adelir, meu cunhado.
Seu Angelo Mugnol Roman era o filho mais velho do casal Romano Roman e sua esposa da familia Mugnol Roman. Ele diz no vídeo, que nasceu em Farroupilha, Rs, Linha Caravaggio ou Nova Vicenza e que foi batisado ou registrado em Bento Gonçalves, Rs.
Quando conheci a Familia Roman Santin de Nova Londrina, Pr, mas com grande parte dos familiares, filhos e netos em Curitiba, Pr, comentei com seu Angelo e seu irmão Dileto, ficaram bem felizes com a nova aproximação, e daí alguns dias, seu Narciso me telefonou que viria a Erechim, ai agendei um encontro de surpresa em minha casa, sem dizer o real motivo da visita, eles ficaram muito felizes em se reencontrar com o primo, cerca de 45 anos depois, porque na ocasião, ha dez anos atras eles se encontraram no velório do pai de Angelo e Dileto, mas praticamente não se falaram entre si.
Perguntado sobre os Furlan ( de Udine e Pordenone ou Friuli Venecia Giulia ), terra dos Roman, dos Santin e de dezenas de outras familias Italianas. Relembrou que seus pais eram de Caravaggio Faroupilha ou Nova Vicenza, disse que veio de la para Erechim com 18 meses de idade. Que depois que seus pais vieram, mais 4 irmãos seus vieram a Erechim tambem, eram eles : Ricardo, Fiorello, João e Pedro Roman. Estes quatro todos residiam em Linha Duas, cerca de 9 km de Barão de Cotegipe, Rs, próximo as ameixeiras, dentre os vizinhos tinha Meni Santin e tambem ois Balena, dentre outros.
Porem seus pais, quando vieram de Caravaggio Faroupilha, Rs, seu registro foi feito em Bento Gonçalves, Rs, eles vieram residir em Linha Fascículo, na saída de Erechim a Tres Arroios ou Aratiba, onde tiveram inclusive uma Madeireira, que depois por negociação, foi vendida para se associarem a Empresa Madalozzo de Erechim na cidade de Ponte Serrada, Sc, que será objeto de outras publicações neste blog. Já os irmãos de Romano Roman, sempre residiram na região de Linha Duas Barão do Cotegipe, Rs, onde criaram grandiosas familias na região e depois como todos, migraram para diferentes regiões de SC, Pr e demais estados do Brasil.
Gladimir José Santin
Erechim Rs Maio de 2019
Dongiuseppesantin@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário