sexta-feira, 31 de maio de 2019

Don Angel Santin Santin Relembra 16 Carretas de Trigo Transportadas Até Pitrufquen Chile


Entrevista com Primo Chileno Angel Santin Santin, casado com dona Eliana, pai de quatro filhos, Dra. Julia, Marco Antonio, Jorge e Javier, residia na ocasião em janeiro de 2008 em Quelentaro, onde viveu até falecer, um primo querido que me recebia como um Rei no Chile, veio ao Brasil em março de 2008, esteve conosco nas terras velhas assim ditas de Bento Gonçalves, Monte Belo Sul, Guaporé, Marau, Erechim, Gaurama, Barão do Cotegipe, Rs, Chapecó e Xaxim em Sc, onde em diversas oportunidades nos reunimos com os parentes de todos troncos Santin que conosco convivem e com quem falamos sempre. Don Angel Santin Santin, era filho de Juan Santin Vanzella e Julia Santin Mezarobba, neto de Giuseppe Santin e Maria Vanzella Santin ( parte paterna ) e sua mãe era filha de Ferdinando Santin e Tereza Mezarobba Santin. O Casal de Juan e Julia teve quatro filhos homens, todos nascidos e criados no Chile, hoje em dia estão todos falecidos. Eram Eles : José Santin Santin, Antonio Santin Santin, Angel Santin Santin e Victor Santin Santin.

Primo Don Angel, após entregar as 16 carretas de Trigo, foi fazer as compras PARA O ANO TODO da mercadoria que levaria de volta a sua familia, seus pais e demais irmãos, no interior de Pitrufquen ou Los Galpones, Uma barrica de Erva Mate, cerca de 150 Kg para todo ano, ele Juan gostava de tomar maté com Julia sua esposa,  dois sacos de café não torrado, eles torravam o café em casa, disse que a familia tinha um moinho especial para moer o café, depois mais 4 sacos de sal, enfim, todas as compras encheram duas carretas de mercadoria, mais 30 caixões de açucar para pão, etc,etc.

Nesse momento, solicitei ao Primo Javier Santin, filho de Don Angel, que filma-se para mim, porque eu fui sentar ao lado do octagenário primo Chileno nesse momento, ele relembrou que trouxe na ocasião 500 paquetes de cigarros dos mais baratos ( diria hoje que eram 500 pacotes de cigarros ),  disse primo Guido Santin que juntamente com sua irmã, falecida prima Julia Del Pilar Santin Cabezas que tambem estava presente conosco nessa ocasião, tambem minha esposa Ivone P.F. Santin emitiu sua opinião como fumo em corda, porem eram mesmo maços de cigarro, assim creio eu. Disse Don Angel que seu pai Juan, fumava duas caxetillas diarias de cigarro.

Por ter essa quantidade de cigarros em casa, aí que começaram a fumar os filhos mais velhos de Juan, José e Antonio, irmãos mais velhos de Don Angel,  tambem trouxeram uma carreta de frutas, melância, uva, melão, não compraram pescado por ser muito caro,  alem de outros pertences escolhidos pela familia.

A Viagem de ida desde a propriedade até Pitrufquen, levaram cerca de dois dias para ir e outro tanto para retornarem a casa de volta da entrega do Trigo e com duas carretas carregadas de compras para o ano.


Gladimir  José  Santin
Erechim Rs Maio de 2019
Dongiuseppesantin@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário