domingo, 5 de maio de 2019

Entrevista com Avelino Santin Santin, Salto do Lontra, Pr, 12 Outubro de 1994


Entrevista com Primo Avelino Santin Santin, nascido e criado em Gaurama e Erechim, Rs, mas posteriormente emigrado ao Sudoeste do Paraná, nesta data da nossa entrevista em 12 de Outubro de 1994, residia no centro de Salto do Lontra, Pr, onde era Distribuidor de Bebidas da Skol, onde gentilmente nos recebia por diversas ocasiões de visitas que faziamos na região, uma vez que a empresa que eu trabalhava tinha convenio com a Vale do iguaçu Veículos Ltda, concessionária Chevrolet para Dois Vizinhos e região, comandada pelo amigo do peito senhor Alceu Guerra e sua familia, seno o gerente em Dois Vizinhos Pr, na ocasião, amigo Jacob Zakaluca e tambem tinha seu irmão Afonso Zakaluca como vendedor, amigo Luis dos Santos, Paulo demarco e uma série de outros amigos que trabalhavam na concessão Chevrolet, com filiais em Capanema, Pr.

Naquele feriado de 12 de Outubro de 1994, ao final da tarde, retornando de Nova Prata do Iguaçu, aproveitei a passagem para conversar com o primo em terceiro grau Avelino Santin Santin, que ora publicamos para o conhecimento da grande Familia Santin Brasil.

Primo Avelino Santin Santin, infelizmente ja falecido, era filho de João Santin Filho, de Gaurama, Rs, sua mãe era Angela Santin Santin. Os avós paternos de Avelino eram Giovanni Santin e Margarida Zanchet Santin. Sua mãe, Angela Santin Santin, era filha da viuva Pascoa Tognon Santin, tambem residente na data do casamento da filha em Gaurama, Rs, e seu falecido marido era Santo Gislon Santin ( popular Padelo, falecido no Chile em 28 de dezembro de 1911, vitima de afogamento no Rio Tolten ). Por isso, assim chamamos dona Angela de Santin de seu pai e tambem Santin de seu marido, e tambem para diferenciar das dezenas de outras Angela Santin, que temos registradas neste blog, creio serem mais de oitenta pessoas ao longo de cem anos. A gente, se não colocar assim, acaba por se perder.

A título de curiosidade, Santo Gislon Santin ( apelido de Padelo ) era irmão de pai e mãe de meu trisavô que era Giuseppe Gislon Santin, e os dois ainda tinhasm outros dois irmãos por parte de pai, vindos anteriormente a eles ao Brasil, eram eles : Arcangelo Santin e Luigi Santin, o primeiro casado com Domenica de Bortolli Santin e o segundo casado com Catarina Debortolli Santin, ambos vindos a Monte Belo do Sul e depois a Guaporé, Rs. Não foram ao Chile estes dois irmãos.

Diga-se de passagem, para os anais da História da Família e outras, que os dois irmãos mais velhos Arcangelo e Lugi, vindo antes ao Brasil, ja casados e com filhos, vendo que aqui era ótimo para viver, mandaram o dinheiro a Padelo e Giuseppe, para que estes dois irmãos tambem pudessem participar da CUCAGNA e viverem melhor que o que ocorria na Itália, e mandaram o dinheiro para pagamento da passagem de Navio da Itália ao Brasil, unico inconveniente é que nossos dois ancestrais, tanto Santo Santin ( padelo ), quando o meu Giuseppe Santin ( Giuseppin) não tinham qualquer documento, nem sequer passaporte tiveram, tanto para vir ao Brasil, quanto para ir ao Chile e Giuseppe retornou do Chile, tudo sem passaporte algum.

Seu Avelino era irmão de outros Santin, ja aqui citados no blog, dentre eles,  Bernardo, Celeste, Edvino, Alberto, Oreste, Valentin, Vitório, Valdemar dentre outros, sei que teve irmãs mulheres tambem, pelo menos uma senhora que reside em Linha Bela Esperança em Jacutinga, RS, enfim, uma grandiosa e trabalhadora familia.

Neste mesmo blog, temos várias publicações a cerca dessa numerosa familia, tambem cuja origem era de Udine e hoje Pordenone Itália, vindas ao Brasil, especialmente a região de Monte Belo do Sul e Guaporé, Rs, depois foram ao Chile em 1906 e começaram a voltar ao Brasil entre 1911/12 ao grande Erechim, especialmente a Gaurama, Rs, onde a maioria dos primeiros imigrantes retornados do Chile se instalaram na Linha 7 e 8, interior de Gaurama, Rs.

Gladimir  José  Santin
Erechim Rs Maio 2019
Dongiuseppesantin@gmail.com

Um comentário: