Entrevista gravada com primo Claudino Santin e esposa dona Severina e filho Dilmar, em Barra do Tigre, Concórdia, Sc em março de 2019.
Seu Claudino relembra as habilidades de seu pai, chamado carinhosamente de Bepin Santin, porem seu nome completo era PEDRO JOSÉ SANTIN, filho de Domingos Santin e Emilia Casonatto Santin. Ele nasceu segundo dito por seu Claudino na região da grande Guaporé ou Dois Lageados, Rs, eu creio que provavelmente próximo ao municipio de Anta Gorda ou Putinga, Rs.
Segundo pesquisas e depoimentos, Domingos faleceu naquela região e posteriormente a viuva e avó de seu Claudino e demais familiares, se mudaram daquela região para Barra do Tigre na divisa entre Concórdia e Peritiba Piratuba em Sc, onde ela Emilia criou numerosa familia.
Seu Claudino havia sido Seminarista em Porto Alegre, Rs, por cerca de 6 anos aproximadamente, onde aprendeu a tocar gaita e outros instrumentos de som, tambem tinha muito talento para o desenho, foi tanoeiro em madeira, fazia pipas para vinho e outros utensílios alem de carroças de madeira e demais itens de uso rural.
Disse o filho que seu pai Bepin tinha grande inteligência e atendia a todos os pedidos de vizinhos e clientes. Seu Claudino nasceu em 1940, desde pequeno ajudava seu pai na lida do interior com madeira, lavoura e demais atividades.
Disse que seu pai o chamava para aplainar a pipa por dentro com plaina redonda até ficar bem lisa. Bepin comprou um moinho colonial na região e o manteve por anos. Bepin teve 8 filhos ao todo. Gostava de tomar vinho, como todos os antigos moradores em geral.
Esta e outras entrevistas com esse Tronco da Familia Santin, originária de Pordenone e Udine e vindos a Serra Gaucha no Rs e posteriormente a Santa Catarina onde criaram grandiosa Família Santin e muito colaboraram para o desenvolvimento da região e de todo Brasil.
Como ja dito anteriormente, Bepin Santin ou Pedro José Santin, pai de seu Claudino e outros, era filho de Domingos ou Domenico Santin e Emilia Casonatto Santin. Portanto, Bepin era neto de Pietro Santin e Lucia Feltrin Santin, inclusive ja postamos neste blog o matrimonio COMPLETO de Domingos ou Domenico Santin e Emilia Casonatto Santin, podem procurar no blog que ha o registro das dez folhas do matrimonio de ambos, todas manuscritas a mão em data de 20 de Abril de 1911 em Monte Belo, terceiro distrito de Bento Gonçalves, Rs, hoje poróspero municipio de mesmo nome Monte Belo do Sul, Rs.
Gladimir José Santin
Erechim Rs Maio 2019
Dongiuseppesantin@gmail.com
Gladimir, quando tu falas da inteligência desse senhor Santin, eu lembrei do Leonardo Santin, tio legítimo do Edilio, e filho do segundo casamento do Cândido Santin, ele tinha uma engenharia montada, na cabeça dele! Ele trabalhavalia com ferraria.
ResponderExcluir