Entrevista com Angelo Mugnol Roman, feita erm Erechim, Rs, anos noventa, quando recebemos a visita do Primo Narciso Roman Santin e esposa de Nova Londrina, Pr. Convidei seu Angelo e seu irmão Dileto Mugnol Roman para vierem em minha casa onde ja os aguardava seu primo Narciso Roman Santin, filho de uma irmã do Nono Romano Roman.
Foi grande a alegria do encontro dos tres primos, uma vez que nos ultimos 45 anos, haviam se encontrado quando faleceu o pai de Angelo e Dileto, que era irmão da mai de seu Narciso, e disseram que isso havia acontecido u8ns dez anos antes deste encontro naquele dia em minha casa. Em 45 anos aquele fora o unico encontro dos primos, uns sabiam noticias dos outros, que estavam bem e com grandiosa familia, mas sem visitas pela distância de Nova Londrina, Pr, e Erechim, Rs, mas mesmo assim, sempre primos.
No vídeo seu Angelo conta que veio de Farroupilha, Rs, ou Nova Vicenza como diziam, com cerca de 18 meses de idade, e que seus pais vieram residir em Linha Fasciculo, interior de Erechim, Rs, onde trabalhavam com agricultura familiar.
Depois da vinda de seu pai Romano a Erechim, outros quatro irmãos de seu pai tambem resolveram vir a região do grande Erechim, posteriormente ao seu Romano, estes quatro irmãos foram residir em Linha Duas Barão de Cotegipe, Rs, onde tambem criaram grandiosa familia, ja enumerado em outra publicação neste blog. Tambem lembra seu Angelo na entrevista que tinha outras duas tias, Rosalia e Amália, que faleceu na casa paterna.
Seu Angelo disse quew até os seus 24 anos residiu na Linha Fasciculo, depois, foi residir e cuidar um Pequeno Moinho Colonial em Linha Duas Barão de Cotegipe, Rs, no moinho trabalho com José Roman, seu primo, lembrou que conheceu Humberto Santin, A Familia de seus primos Arlindo e Narciso Roman Santin e tambem que conheceu o Didjeto Santin, ou Luis Vanzella Santin que se casou com nona Zancanaro Santin, e tambem criou grandiosa familia na região de Monte Alegre, Barão de Cotegipe, Rs.
Seu Angelo afirmavam que naquele dia queria que o primo Narciso e esposa fossem pernoitar em sua casa, porque por residirem longe uns dos outros, como iriam se ver de novo, e que portanto, teriam que aproveitar a visita ficando perto uns dos outros, e isso foi feito, para alegriua e descontração de todos.
Seu Narciso ponderou na ocasião que ele havia vindo duas vezes visitar os parentes e amigos em Erechim e que agora era a vez dos Erechinenses irem visitá-los em Nova Londrina.
Todos lembraram que haviam alguns parentes pela região próximo de onde residia seu Narciso, em Nova Londrina Pr e região.
Gladimir José Santin
Erechim Rs 05 Maio 2019
Dongiuseppesantin@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário