quinta-feira, 23 de maio de 2019

Nona Margarida Adélia Santin, Jacutinga Rs, Fevereiro de 2008, Fala dos Familiares Santin e Seu Retorno do Chile


Neste vídeo entrevista de Fevereiro de 2008, gravado por mim Gladimir e pelo Primo Olivio Maurilio Santin de Erechim, Rs, que fomos entrevistar a nona Margarida Adélia Santin e demais familiares em Jacutinga, Rs, onde ela relembra de sua avó Margarida Zanchet Santin, matriarca da Familia Zanchet Santin, vinda da Itália ao Brasil depois Chile e retorna ao Brasil.

Relembrou que sua avó, cujo nome era igual ao seu ou seja Margarida, faleceu em Gaurama, Rs, com idade de 88 anos, e que ela gostava muito de comer polenta, todas as noites. Relembrou que no Chile, por não ter polenta, plantavam batatinha, ervilha, trigo e cevada, porque milho não produzia lá.

Disse tambem que no dia marcado para a viagem de retorno ao Brasil, todos foram ao Porto para embarcar no Navio, mas por o mesmo estar lotado, não foi permitida o embarque da familia Zanchet Santin, de seu pai, tios e demais familiares, assim perderam a viagem e ficaram para embarcasr em outro navio e em outro dia.

Eis que o navio lotado de passageiros partiu do Chile a caminho da Argentina e Brasil e outros países mais, numa FATALIDADE O MESMO NAVIO AFUNDOU,  se estivessem a bordo daquele navio, com certeza muitos teriam morrido.

Nona Margarida Adélia Santin era filha de José Ferdinando Santin e de  Tereza Zanella Santin, avô paterno era Giovanni ou João Santin e Margarida Zanchet Santin. No vídeo ela diz que a nona Zanchet era de Maróstica e que o nono Santin era de Venecia, ( Talvez por serem do Friuli Venecia Giulia ), depois disse não saber corretamente ao certo, porque um era de Venecia e outro de Padova, enfim,  tambem disse que o Nono Zanella era Padoan ou de Padua, Itália,  perguntada sobre apelidos, não reconheceu nenhum apelido dos sugeridos por mim.

Disse a grande nona, que os FRANCESCHINI sim eram FURLAN ou do Friuli venecia Giulia, de Udine e Pordenone,  nauela ocasião estava presente na entrevista a neta da Nona, senhorita Franci Fabiane da Jacutinga e outros familiares que agora não sei dizer o nome, agradecemos a grande ajuda em memória da Nona e na nossa tambem.


Gladimir  José  Santin
Erechim Rs  Maio de 2019
Dongiuseppesantin@gmail.com

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário