sábado, 13 de julho de 2019

Distribuir 200 Litros de Leite Por Dia em Erechim, Rs, 1968, Pedro Santin Vodzik, 14 anos


Meu falecido Pai, Antonio Romitti Santin, natural de Erechim, Rs, nascido em 1941, casado em 1958 com finada mãe Nilva Natalina Martinelli Santin, nascida em 1941, dezembro, se casaram com tão somente 17 anos de idade, casal intenso, amor verdadeiro, correspondido, unico, enfim, eterno.

Na ocasião do matrimônio meu pai era carpinteiro juntamente com seu sogro e meu avô querido Gino Strapasson Martinelli, casado com a amada avó Oriete Fior Oro Martinelli, pai trabalhava com o meu avô, posteriormente trabalho na CESA em Erechim, na Fabrica de Vinagre do Koller tambem em Erechim, Rs, dentre outros trabalhos realizados, por distintas partes no RS, SC e até no Paraná, onde foram construir um grandioso Colégio Religioso na saida de Pato Branco para Dois Vizinhos, Pr.

Depois de certo tempo, por influência e ajuda do querido tio e amigo do peito de meu pai, tambem eram concunhados, porque o grande amigo e parceiro de todas as horas de meu pai se chamava MORENO MORAIS DE ALBUQUERQUE, CUNHADO, COMPADRE, AMIGO antes e depois de quaisquer circunstâncias, mão amiga com todas as palavras e bençãos da vida, enfim, um verdadeiro irmão de sangue diferente mas de DNA UNICO, tanto tio Moreno quanto tia Geny Martinelli de Albuquerqaue, o casal nossos segundos pais.

Em 1963/64, com a ajuda do tio Moreno Morais de Albuquerque meu pai e o tio, adquiriram um caminhão para transportar madeiras e fazer fretes em geral. Iniciaram por trazer madeira serrada  de Dois Vizinhos, Pr para Erechim, Rs. Grande parte da madeira era adquirida de um grande amigo dos dois Moreno e Antonio, esse amigo tambem eram de Erechim, Rs, chamava-se Sirio Leitune, com quem  especialmente tio Moreno tinha grande negócios em madeira.

Tambem os dois, trabalhavam comprando madeiras do Dr. Gazale, médico em Dois Vizinhos, que inclusive teve um pequeno Hotel e Restaurante em sociedade com finado tio Moreno, onde o casal Moreno e Geny residiram por algum tempo em Dois Vizinhos, Pr, onde depois minha tia quis retornar a Erechim.

Em 10 de Maio de 1965, depois de consertar o motor do caminhão, que havia fundido no Pr, meu pai retornava a Dois Vizinhos com parte do motor restaurado em Erechim, Rs, papai Antonio Romitti Santin retornava como passageiro em um Onibus da Empresa Unesul de Erechim para Dois Vizinhos, Pr, onde era o destino final de meu pai. Quando a certa altura da viagem passavam por Clevelândia, Pr, ouve um acidente de grandes proporções, com o onibus tombando e ferindo gravemente meu pai e outros passageiros. Meu pai teve uma pancada muito forte na parte central da cabeça, de cima para baixo, com uma perfuração por pedra ou galho de arvore bem profunda, o que dentre outras causas, causou um TUMOR CEREBRAL que depois de 14 anos, ocasionou a morte do querido e amado pai em 20 de março de 1979 em Erechim, Rs.

Após o acidente em 10 de maio de 1965, cerca de cinco dias depois, meu pai foi removido de avião de Clevelândia, Pr para Porto Alegre, Rs, onde foi internado no Hospital Maia Filho e tratado por doutores neurologistas Dr. Paulo Muratori e Dr. Telmo Tonetto Reis, dentre outros, la ficou por meses, entre a vida e a morte, passou por ela e devagarinho tentou retomar a vida. Tempos difíceis. Minha mãe, grávida do terceiro filha, minha irmã Rita Cassia Santin, nascida em agosto de 1965, durante a nevasca histórica que ocorreu em Erechim, Rs. o pai em Porto Alegre, Rs, totalmente fora do juizo, por dor profunda ele ficou de certa forma louco, não tinha controle nenhum, e atendia tão somente a minha mãe Nilva e o cunhado e amigo tio Moreno. Deus do céu, tempos difíceis, que eu não vi nada do ocorrido, so ouvia pelos cantos das casa conversas em voz baixa, muito choro e certa dor, mas sempre tivemos a certeza de passar por estes momentos e viver mais e melhor

 , inclusive com o amado pai, e assim, Deus nos brindou, depois de anos, com sua sabedoria, empreendedorismo e coragem para mudar a história de nossa familia Martinelli Santin, de Antonio e Nilva.

A ajuda de tio Moreno Morais de Albuquerque e sua esposa e amada tia Geni Oro Martinelli de Albuquerque e tambem de tia Lorita Vitória Martinelli Lirio Pereira, hoje tia Lori reside no Rio de Janeiro, esta ajuda destes e de outros amigos e parentesa foi fundamental para todos nós, especialmente nós irmãos, todos pequenos, praticamente sem  forças para sobreviver se não fosse o grande trabalho de nossa amada mãe Nilva Natalina oro Martinelli Santin, depois quando melhorou de nosso pai Antonio Romitti Santin e de nosos avós, primeiro nona Oriete Oro Martinelli, depois nono Gino Strapasson martinelli, das tias Geny, Lorita Vitória, do tio Jandir Sérgio Martinelli, do tio Moreno Morais de Albuquerque, das tias avós Amabile Fior Oro e Amalia Fior Oro, todos esses amigos e parentes  e dezenas de outros amigos, vizinhois, compadres e parentes nos ajudaram a sair do buraco, por assim dizer, para ver a luz do dia , sobreviver, se manter e vencer.

Neste vídeo, outro amigo e herói anônimo, meu primo e sobrinho de meu pai, Primo Pedro Santin Vodzik, filho de Antonio Vodzik e Amabile Santin Vodzik, que em 1968, após meus pais irem residir com meu avô Santo Vanzella Santin e seus filhos Luiz João, Idalina, Alovise e Maria de Lourdes Romitti Santin em Linha  3 Secção Suzana, mais conhecida por Linha Aurora, fomos residir com o nono e tios, em terras de meu tio Ernesto Romitti Santin e familia, la vivemos por alguns anos, fomos para la em 1966 e ficamos la até em 1970 aproximadamente, quando depois que meu pai melhorou bem e recuperou a consciência, ele começou a trabalhar como Motorista e Vendedor de Móveis da Empresa Sponchiado em Erechim, Rs, onde ja trabalhavam tio Ernesto, tio Luis quew depois foi trabalhar no Supermercado União das familia Marcon em Erechim, Rs.

Neste vídeo, primo Pedro Vodzik, relembra seu trabalho iniciado em 1968 onde ele vendia e entregava cerca de deuzentos litros de leite por dia em Erechim, Rs, de porta em Porta, todos os dias, para diferentes famílias e estabelecvimentos comerciais.

Primo Pedro tinha 14 anos, ele nasceu em 1954, acredita que tinhamos de 15 a 30 vacas de leite, umas de boa qualidade outras menos, entre ida e vinda ficou por 7 a 8 meses, retornava a sua casa e depois retornava ajudar os padrinhos Antonio e Nilva. lembrou que entregava leite no Restaurante Cantelle em Erechim, cerca de 60 litros por dia. Andava com parelha de burros pela cidade. Acordava as quatro horas da manhã para iniciar os trabalhos, se tirava leite tudo manual, tomava café e saia para a cidade, entregando cerca de 200 litros dfe leite por dia. Retornava alguns dias 12 a 13hs outros dias 15 a 16hs da tarde, quando precisava levar farelo para o gado. Ao meio dia, almoço PÃO E BANANA.

Lembrou que meu pai Antonio, não falava com ninguem, mas atendia a esposa e minha mãe, sempre coçando a cabeça com dor, devido as cirurgias feitas.

Não esqueceu de dizer que minha querida mãe Nilva, fazia tudo e de tudo e em tudo mandava e comandava,,,,,,,,,,,,, Queridos pais, tios , avós e primos...........................Eternas Gratidão em Lágrimas,,,,,,,,,,,, não consigo mais pensar, escrever,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,, SOMENTE GRATIDÃO E AGRADECIMENTO A TODOS................ETERNO E PERMANENTE................................ Obrigado primo Pedro Santin Vodzik, por tirar do Bau de Relíquias tão intensos recuerdos, obrigado...............


Gladimir  José  Santin
Erechim   -   Rs
Dongiuseppesantin@gmail.com




Nenhum comentário:

Postar um comentário