terça-feira, 30 de julho de 2019

Mantendo a Língua Mãe, O Talian, Professor e Escritor Honório Tonial, Erechim, Rs, 03 Julho 2009


Aqui parte entrevista de 03 Julho de 2009, gravada comigo Gladimir e Professor , Escritor e amigo de Erechim, Rs, HONÓRIO TONIAL, infelizmente nesse momento ja falecido, mas que foi o maior baluarte no desenvolvimento e manutenção da Língua Talian na região do Alto Uruguai Gaúcho, Oeste Catarinense e Sudoeste do Paraná, por onde andou e fez dezenas de reuniões, palestras, programas de rádio para a manutenção da nossa Língua mãe, a qual era e é falada pela grande colonia de imigração Italiana, que vive e cresce em nossas regiões.

Saber o passado, viver o presente e recordar a maneira de falar dos nossos antepassados. Primeiro se aprendia a língua mãe o Talian, lembrou o professor que em alguns momentos da história, nós filhos e netos de Italianos tivemos medo ou vergonha em falar a nossa língua mãe. A coisa mais linda é manter a língua mãe e manter a identidade das nossas origens.

Lembrou o amigo Professor Tonial, de seu grande amigo Professor Giovanni Meo Zilio da Universidade de Venezia, Itália, que veio visitá-lo em sua casa em Erechim,  que inclusive veio a Erechim para implantar um Curso junto a Universidade local para manter a nossa Lingua, disse que foram a Gaurama, Jacutinga, Rs, e Palma Sola, Sc, tudo por solicitação da comunidade local para manter e aprimorar a nossa lingua Talian.

Professor Honório fez uma Licença para ter uma frequencia Virtual sobre a Lingua Talian, criou a ASVIRMONTAVE,  onde todos poderiam de forma virtual manter e propagar a cultura do Talian, dentro da realidade e forma que cada um pode, desde seu computador em casa ou no escritório, enfim, no ambiente de vida de cada um.

O grande amigo Professor e Mestre Honório Tonial nos deixou sabedoria e informações preciosas sobre toda cultura Ítalo-Brasileira, de nossos pais, avós, bisavós e tataravós, que vieram ao sul do Brasil e América, para vencer a fome que os maltratava na velha Pátria Italiana, um povo trabalhador, ordeiro e de coragem, sempre devemos nos lembrar desse passado glorioso e intempestivo, que foi vencido com amor e dignidade.


Gladimir  José  Santin
Erechim  -  Rs
Dongiuseppesantin@gmail.com





Nenhum comentário:

Postar um comentário