quinta-feira, 14 de março de 2019

Dois Canhões e Santin de Erechim Rs



O tempo passa mas a memória não falha,  dois amigos desde anos 1975/83, criados na mesma cidade, parecidos um com outro, funcionários por algum tempo de empresa do mesmo grupo e atividade, ambos jogadores de Handebol e Futebol, um Santin de casa e o outro namorado de uma Santin, e posteriormente se casa e controi uma linda e  bela família com esposa Rosana Santin, mesmo sobrenome que o meu, porem de outro tronco familiar Santin.


Ano de 1975/75 eu Gladimir aluno da Escola São João Batista de La Salle, Erechim, vindo do interior, tinha braço forte pelo trabalho e mão pesada para jogar Handebol, novidade na epoca.
Praticante de Futebol e gostando de bola pesada, porque imaginava que a bola faria menos curvas no ar, devido ao peso, me ensinaram a jogar Handebol, e foi uma festa, eu forte e com boa mão para arremesso da bola pesada, era goleada sempre. O Futebol veio depois que o handebol em minha vida, mas tambem de forma firme e forte, tinha ótimo preparo e batia muito bem na bola e tambem treinava muito, batendo bola na parede de ginasios da região, tambem fiz muito essa atividade quando vivia na colonia com meus pais, Antonio e Nilva e tambem com minha irmas, porque meu pai havia tido um acidente de onibus onde bateu forte na cabeça, tendo desenvolvido um tumor cerebral, com dores horriveis e muito nervoso ficava pelas dores, eu batendo bola na parede de um velho galpão de madeira, aquela atividade parece que aliviava as dores de meu pai, que ficava sentado na varanda de casa so me observando, toda vez que eu imaginava em parar, ele fazia careta com olhos bem grandes, lgo vi que ele nao gostava que eu para-se de bater bola na parede.

Assim, eu meio azedo, começava a encher o pé na bola, batendo muito forte, até com raiva na mesma, e de primeira , sem deixar a bola parar, isso acalmava meu pai e ele ficava bem feliz, assim praticamente iniciou a minha vida de jogador, enfim, na verdade era um batedor de bola e não propriamente um jogador,  percebi anos depois que aqueles dois anos de treinamento todas as tardes, la na Linha Aurora, foram a semente de uma carreira que eu não quis seguir, mas poderia ter seguido, e acredito que teria grande resultado, porque é so pedir a quem me viu jogar, eles dirão por mim, porque eu mesmo nem acredito em tudo que ja ouvi falar do assunto.

Iniciei minha vida profissional em Erechim, minha primeira empresa foi a Ouro Preto Filial VW onde trabalhei de Janeiro de 1977  até primeiro trimestre de 1980,  na empresa comecei a participar de Campeonatos do Sesi e Municipal de Futebol de Campo e Salão. Quando eu trabalhava na VW filial meu primo e amigo Vladimir Cassiano de Almeida trabalhava na Ouro Preto Matriz VW. tambem em Erechim, tinhamos uma certa semelhança fisica a na forma de jogar, ficando assim chamados, ambos de CANHAO, ainda mais quando ele iniciou namoro com a prima Rosana Santin, com quem casou e vive hoje e sempre, teve dois filhos e numerosa familia, viveram em Erechim, Rs, depois se transferiram para Campo Grande, Ms, onde vivem atualmente e vem todos anos até Santa Catarina em Balneario Camboriu, e tambem agora em Navegantes, onde nos encontramos recentemente com todos, dona Fidelina Smaniotto Santin, Miriam Santin, Luis Rafael Lembo, Rosana Santin de Almeida, com filho Rafael Cassiano de Almeida e esposa Simonini e demais amigos, onde fui com primo Benhur Santin.


Uma bela recordação e lembrança dos Dois Canhões de Erechim.


Gladimir  José  Santin
Dongiuseppesantin@gmail.com

 

Um comentário:

  1. Opaaaa!!!! Que legal saber dessa história!!!! Do tio Canhão! 😀😉😉

    ResponderExcluir