segunda-feira, 25 de março de 2019

Don Sebastian e Sua Viola Colorada, Um Grande Amigo de Muito Talento


Amigo e parente, Sebastião Irineu Martendal, para mim Don Sebastian, nascido em Abdon Batista, Sc, depois com a família mudou-se para Barra do Rio Santana, município de Verê, Pr, onde namorou e se casou com prima Maria Santin Martendal, com quem criou grande familia, hoje o casal reside no municipio de Toledo, Pr.

Aqui uma pequena mostra do talento desse amigo e parente, ele nos brinda com uma canja tocando sua Viola Sertaneja ou Viola Caipira, mostrando grande qualidade técnica e apurado bom gosto, tocando na casa de seu cunhado e tambem primo Isaias Pitrobeli, seu con-cunhado e morador de Dois Vizinhos, Pr.

Don Sebastian, por mim apelidado assim, foi um dos heróis da batalha do Vere no Pr em 1957, esteve por uma noite e parte de um dia preso pelos jagunços das colonizadoras, após intenso tiroteio do qual ele esteve presente mas não participou, porque ficou caído por baixo de um outro combatente e agricultor, o qual baleado, veio a falecer posteriormente. Este assunto sera abordado oportunamente em livro que estamos escrevendo, ainda em fase de entrevistas e pesquisas históricas, ouvindo dezenas de pessoas em diferentes cidades e estados.

Tambem os demais amigos, colegas de aula e de trabalho, vizinhos e parentes, dentre eles Olivino Garbossa, Avelino Decesaro Cavaler e João Antonio Santin e Sebastião Irineu Martendal  suas famílias, todos são Heróis do Sudoeste do Paraná, enfrentaram a morte lutando por suas terras onde criaram suas familias, frente as colonizadoras, especialmente em 1957, motivo de lutas sangrentas, onde as taquaris e armas de baixo calibre se opuseram as rajadas de metralhadora e todo o tipo de força politica do estado e dos poderosos contra os agricultores que apenas queriam criar suas familias em paz, foram brutalmente atacados de toda espécie, com a força da maquina estatal e seus aliados, mas souberam, com calma, vencer passo a passo cada uma das barreiras impostas para não apenas ganhar uma batalha, mas ganhar o direito em sobreviver com dignidade, segundo as leis divinas. verdadeiros HERÓIS DO PARANÁ, dentre muitos outros, esses são alguns heróis, por tudo que ja vi, do que li do que me foi dito e por dezenas de entrevistas que tenho feito para publicação de livros, ontem hoje e sempre. 


Fui convidado pelo primo João A. Santin, cunhado de Sebastião Martendal e Isaias Pitrobeli a participar de uma festa na comunidade de Barra do Rio Santana, onde juntos estivemos na companhia de demais amigos e familiares, num momento ótimo de conhecimento e participando de santa missa, ao final algumas fotos dos presentes na grandiosa cerimônia.

Senhor Sebastião Irineu Martendal, João Antonio e Gladimir J. Santin ( a direita foto ), na parte esquerda foto dona Ilda Santin Pitrobeli e seu marido Isaias Pitrobeli
 Dir.para esquerda : João Antonio, Gladimir, Olivino Garbossa, Sebastião Martendal e Avelino Decesaro Cavaler
João Antonio Santin , Olivino Garbossa, Avelino Decesaro Cavaler e Sebastião Irineu Martendal
 Da esq. para direita : Maria Santin Martendal, João A. Santin e esposa, dona Ilda e Isaias Pitrobeli, Gladimir e Sebastião Martendal, Barra do Rio Santana, Vere Pr.
Familiares Santin Pitrobeli e suas famílias.

 Frente a Igreja de Barra do Santana, os cunhados, João Antonio Santin de Concórdia, Sc e Sebastião Irineu Martendal de Toledo, Pr. Frente a Igreja e Paróquia São Joaquim


Gladimir José Santin
Erechim Rs 2019
Dongiuseppesantin@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário