sábado, 23 de março de 2019

Memória Viva de Erechim, por Ronald Franco filho de Rubens Franco



Através de uma prima de Cachoeira do Sul, Rs, senhora Jussara Costa Bebber, tive a oportunidade de ter um maior conhecimento sobre a obra de um primo, infelizmente ja falecido, chamado RUBENS FRANCO, ( in memoriam ), Rubens era filho de Bepa Vacchi Franco e Eraclides Franco,  como o filho mesmo diz, um apaixonado por Erechim e pela história de sua família.

Por morte de seu pai Rubens e posteriormente por morte de sua mãe Miriam, naturalmente o filho Rubens tornou-se um dos herdeiros dos tesouros pesquisados e guardados pelos pais, e assim o fez o primo Ronald, engenheiro mecânico e residente em Porto Alegre, Rs, Gremista de coração, assim como eu, morador em um edificio no entorno da Arena do Gremio, enfim, um gaúcho da gema. Me recebeu em sua casa, para esta e outras entrevistas, onde colocou todo seu acervo a minha disposição, inclusive para publicação em Livro, o que ja autorizou de imediato, por tratar-se de tesouros fotográficos e históricos da familia, guardados a décadas para este fim, que honrosamente estão sendo a mim confiados, para impressão e publicação em livro.

Ronald diz que seu pai era apaixonado pela história de Erechim e que o mesmo fez inumeros albuns, com fotografias e entrevistas e na maioria dos casos, de matérias que ele publicou em jornais de Erechim e Região.

Agora que esta tomando conhecimento do rico acervo deixado pelo pai Rubens, que após sua morte ficaram com a esposa senhora Miriam, e que somente agora Ronald esta tomando conhecimento e delegando a alguem para que efetue a confecção do livro, tarefa esta a qual me candidatei e prontamente fui reconhecido para tal fim.

Quanta história e quanta dedicação deste homen para preservar e contar a história da família e da cidade para as futuras gerações,  toda dedicação do neto Rubens acerca de sua e nossa bisavó Elisa Vacchi, sendo que elas nasceu Elisabeta Bassani Dal Vesco, depois casou-se com João Strapasson, depois de viuva deste casou-se novamente com Paulo Vacchi, por isso ao final ou na maioria de sua vida foi chamada de ELISA VACCHI, porem seu pai era DAL VESCO e seu primeiro marido e pais das tres primeiras filhas era STRAPASSON, para somente depois da morte deste se casar com Paulo Vacchi, ai mudando seu nome para ELISA VACCHI, primeira parteira de Erechim e primeira pessoa a organizar Missas em Erechim e Região, nos primórdios da colonização.

Mostrei os textos escritos pela prima dona Jussara, motivo de lágrimas em nós dois em Poa, Rs, ficou feliz com tudo que leu e aprendeu, sendo que irei dar uma cópia do texto ao ilustre primo Ronald, um ótimo colaborador na confecção do nosso livro.

Primo leu os detalhes que a gente jamais sabia, ficou muito emocionado pela qualidade dos textos e seu conteudo, verdadeira história viva, apesar das dezenas de anos, uma história de vida, devemos compartilhar com todos, especialmente com nossos filhos e netos, para que estes e outros valorizem o que tem hoje, sabendo de onde e como veio,  são verdadeiras raízes de nossa familia.

Ronald descende de Rubens Franco ( seu pai ), seu avô era Eraclides Franco, antigo exator em Erechim,  a avó do Ronald e esposa de Eraclides Franco era conhecida como Nona Bepa, que era a ultima filha de Elisa Vacchi e Paulo Vacchi, a Nene da familia.

O Casal Eraclides Franco e Bepa Vacchi, tiveram cinco filhos : Primeiro era Paulo Vacchi Franco, depois Lurdes, Helena,  depois Leda Vacchi Franco Bez casada com Osvaldo Bez, sendo a ultima dona Teresinha, mais nova da familia.

Uma parte destes Históricos Arquivos Primo Ronald ja me disponibilizou e outra parte o fara oportunamente, para que juntos, possamos somar forças para preservar o legado de toda nossa familia dentre os Pioneiros de Erechim.


Gladimir  José  Santin
Março 2019 Erechim Rs
Dongiuseppesantin@gmail.com

 

Um comentário:

  1. Amei Ronald, queria muito saber da estória da mãe, vó e antecedentes. Beijo grande Norma

    ResponderExcluir