segunda-feira, 11 de março de 2019

Primo Edilio Santin Luvisa Mostra os Tesouros Fotográficos do Friuli Venecia Giulia no Brasil



TESOUROS FOTOGRÁFICOS DO PRIMO EDILIO SANTIN LUVISA


Ao longo de mais de duas decadas, tenho visitado este primo de quinto grau, somos ambos descendentes da Família Santin, ele de um tronco de Osvaldo e Candido, e eu de Domenico e Giuseppe, ambos de Udine hoje Pordenone, de Mezzomonte, Sacile, Sarone, caneva, etc, vindos no mesmo período e juntos até Linha Argemira, Monte Belo, então terceiro distrito de Bento Gonçalves, Rs, ou Vila Isabel e por vezes Vila Donba Isabel, enfim, parentes, primos, etc, etc, etc, sempre amigos, na vida, na vinda, nas mudanças para Guaporé, Rs, dentre outras cidades, bem como para outros países, como o Chile em Pitrufquen, depois retornaram a região do grande Erechim, Gaurama, Barão de Cotegipe, etc, etc. Claro, neste particular não foram todos os membros da familia, e asim, alguns ramos, da familia do Edilio foi Santo Santin, casado em primeiras nupcias com Maria Alfieri Santin, duas filhas, Helena e Anna. Por morte da mãe, Santo casou-se em segundas nupcias com outra senhora da familia Tesser e froi ao Chile e não retornou mais ao Brasil, como a grande maioria o fez.

Do meu tronco familiar, meu bisavô Giuseppe Gislon Santin, casado com Maria Vanzella Santin, tiveram 16 filhos ( tres faleceram ) foram ao Chile com 12 filhos e la nasceu o tio Angelo que era o 13 de todos, ao retornarem os tres mais velhos, ou seja, Giovanni Santin se cvasou com Julia Santin, Angelina Santin se casou com Antonio Zampese e ambos casais ficaram casados no Chile, alem deles tio Antonio Vanzella Santin, que depois se casou com Diletta Tesser Pavan, tambem ficou no Chile, e nenhum dos demais membros destas tres familias retornaram ao Brasil, tendo grande quantidade de descendentes até hoje no Chile.

1 - GIACOMA FILIPPI MARIUZZA ( Do segundo casamento, imagino eu )

      Já publicamos neste blog o matrimônio de Giuseppe Mariuzza com Giacoma Felippi Mariuzza, que por morte do marido de tifo, segundo disse neste e em outros vídeo o primo Edilio, por morte de tifo a senhora Giacoma ficou viuva e com alguns filhos deste e provavelmente de outro matrimonio anterior.

      Por que se pode entender assim ?  Edilio mostra a foto de sua avó Giacoma, na parte de tras da mesma aparece a cidade onde a mesma foi tirada em Frisanco, Itália, em Pordenone, aproximadamente em 1865, portanto 154 anos da data de hoje, onde ela aparece sozinha. Na outra foto, posterior a primeira, ela já aparece com uma filha no colo, segundo Edilio trata-se da filha Rosa e que segundo ele, a nona assumiu no Brasil o sobrenome Santin, porque devido a uma vontade do pai da menina que era da Familia Chiella Simona, que não quis vir ao Brasil com a esposa e filhos, porque queria seguir a carreira militar na Itália ( como dito pelo Edilio ¨Bracelieri ¨), segundo o entrevistado Edilio, o pai das crianças DECLAROU que sua filha era ílegitima na Itália diante do padre local, para que assim o fazendo, sua filha pudesse vir ao Brasil com a sua mãe e demais familiares. Segundo disse Edilio, isso ele copiou dos Registros da Casa Canônica de Frisanco na Itália, quando de uma de suas visitas.

Por algum motivo a família nçao poderia emigrar ao Brasil com a descendência do pai que era Chiella Simona, e por isso, depois de ja estar a caminho ou mesmo no Brasil, esta familia passou a chamar-se de Santin, como muitas outras.

Porem é preciso escrever, que quando dona Giacoma Felippi Mariuza ( viuva de Giuseppe Mariuzza, que por morte de Tifo, casou-se com Cândido Santin, que na ocasião tambem era viuvo de Magdalena Mariuzza Santin, irmã de Giuseppe Mariuzza, ele também tinha outros filhos do primeiro casamento com Magdalena , mesmo assim, se casaram e foram muito felizes, criando, educando e mostrando todos os valores a família, motivo de orgulho a todos nós hoje e sempre.

Em outro video, ja publicado no blog, Edilio relembra a Religiosidade do Nono Cândido Santin, que todas as noites, ajoalhados em cadeiras Rezavam o Terço, toda a familia ao lado do pai e avô, uma exemplo até hoje difundido a todos nós, devemos NUNCA ESQUECER DESTES HERÓIOS.

Depois primo Edilio mostra outra foto dele com o Irmão que lutou na FEB na Itália, posteriormente fixando-se com empresa madeireira em Videira, Sc, com ele Edilio ainda pequeno, creio que teria uns 5 anos, portanto 77 anos atrás, juntamente com os pais, Giuseppe Luvisa e Adele Santin Luvisa, que sempre se preocuparam em dar boas condições de estudo em colégios religiosos aos dois filhos, para que os mesmos tivessem um futuro bom, e assim o fizeram e conseguiram o seu intento.


Mais uma vez a minha gratidão ao Consul da Família Santin no Brasil de Origem do Friuli Venecia Giulia, de Udine e Pordenone, cidadão do mundo Don Edilio Santin Luvisa, obrigado primo querido por tudo o que voçe nos ensina e pelo que nos ajuda, GRATIDÃO ETERNA,

Obrigado Edilio e familia,

 


Gladimir José Santin
Erechim Rs
Dongiuseppesantin@gmail.com

Um comentário:

  1. Siceramente? Eu me arrepio toda em ouvir o Edilio e o Gladimir. A Rosa Filipi , foi minha bisavó. A nona Rosa, todos a chamavam assim. Meu muito obrigado por tanta história linda que estou ouvindo e revivendo. Obrigada, Gladimir obrigada Edilio.

    ResponderExcluir