quarta-feira, 13 de março de 2019

Resenha das Familias Santin de São Paulo, Escritos de Antonio Walter Santin

Livro escrito pelo primo Antonio Walter Santin, conta a saga do Ítalo-Brasileiro da família Santin que lutou pela FEB em terras Italianas na segunda guerra mundial. Depois, em certo período o filho deste soldado, visitou os locais onde o pai passou e lutou pela Liberdade e porque não dizer pela verdade.
Nesta Publicação e Resenha, feita pelo autor do Livro primo Antonio Walter Santin que vive no estado de São Paulo, Sp, mas como todos nós, um cidadão do mundo, que mesmo sem me conhecer pessoalmente, soube de  mim via primo Curitibano Pr senhor Jorge Santin da empresa Pro End, de imediato o Antonio Walter me enviou de cortesia um maravilhoso Livro acima descrito, com conteúdo grandioso, o que agradeço imensamente pela lembrança e pelo conteúdo do Livro que estou lendo aqui em Erechim.
O Livro ¨As Batalhas de Um Pracinha ¨ magistralmente retrata os tempos da segunda guerra mundial em território Italiano e o posterior retorno ao Brasil.

Eu sugeri ao primo Antoni8o Walter Santin que ele fize-se uma doação de um exemplar ao MUSEU DA FEB de São Gabriel, Rs, onde tem um enorme acervo de todo tipo de materiais e inclusive cópias de cartas enviadas tanto do Brasil a Itália, quando dos soldados Brasileiros que lá lutaram aos familiares no Brasil, inclusive com documentos e fotos de toda ordem, cuja participação de pelo menos um Erechinense, ja publicado neste blog, Capelão da FEB na Itália Coinego Gregório Comassetto, com vários videos e entrevistas postadas neste blog.

Quero aqui agradecer o presente enviado pelo autor Antonio Walter Santin, porque assim teremos ainda mais a preservação daqueles momentos vividos pelos netos ou bisnetos de Italianos, que numa medida extrema, tiveram que retornar a pátria mãe ou avó, para que assim o fazendo pudessem dar sua contribuição para o FIM DA SANGRENTA GUERRA, CRUEL E INSANA.




Um comentário:

  1. O autor desse livro , assina Santin com m. Em algumas de nossas falas eu o interroguei sobre o episódio, ele me confirmou que foi apenas erro de registro. Esse livro Gladimir, vem de cunho nos clarear sobre a hipótese de que os Santin , faziam questão de participar da guerra.
    Grande abraço.

    ResponderExcluir