terça-feira, 26 de março de 2019

Entrevista com Leonir e Romano Razador e Primo Bépi Santin em 10 Setembro 1994


Entrevista com amigo, na ocasião Vice-Prefeito e posteriormente Prefeito, Professor Leonir Razador e seu pai, falecido Romano Razador, conosco na ocasião, primo João José Santin, carinhosamente chamado e conhecido por todos por Bépi Santin, na data de 10 de Setembro de 1994, creio que era um sábado a tarde.

Primeiro conversamos e gravamos vídeo como Nono Romano, nos recebeu em sua casa próxima a Igreja Matriz São Francisco de Assis em Monte Belo do Sul, onde animadamente conversamos como velhos conhecidos e amigos, porem na verdade, eu e nono Romano e tambem com o Bépi, estavamos nos encontrando pela primeira vez, porem, tanto os meus ancestrais Santin bem como Vanzella, ambos eram originários da querida Monte Belo do Sul, os Santin da Linha Argemira como a maioria e os Vanzella da Linha Alcântara, assim como as familias Razador e tambem do Bépi Santin.

Falamos na ocasião do parente paulista de nome Álvaro Airton Santin, Coordenador na ocasião do Centro de História da Família da Igreja Mórmom no Brasil, o qual fui conhecer em São Paulo e ele dizia que sua familia Santin era de Veneza na Itália, uma vez que a nossa familia é de Udine e hoje Pordenone Itália, regiões vizinhas umas das outras.

Não foi esquecido relembrar algumas passagens vividas pelo personagem da Familia, senhor Carlo Mato, vindo da Itália ao Brasil, depois indo ao Chile e retornando ao Brasil, nono Romano Razador na ocasião, lembrava que Carlo Mato era irmão de Cândido Santin que é um dos maiores patriarcas da familia Santin de Monte Belo do Sul.

Falamos da ida das família Santin e outras ao Chile, relembramos dos Vanzella, onde Leonir e Romano se lembraram de um familiar Vanzella que era mágico e que apesar de não residir na região frequentava a mesma, porem não lembravam de onde era o cidadão nem tampouco seu nome. A lembrança de que tia Virginia Santin nascida em 10 de Maio de 1906, sempre contava ter ido ao Chile com cerca de 5 meses, a bordo do Navio Orissa que fazia Linha Liverpool até Valparaíso no Chile.

Na ocasião o professor Leonir ainda não havia publicado nenhum livro, porem por gostar do tema, ja fazia pesquisas dos moradores da região o que o fez oportunamente, inclusive ja publicado neste blog alem de outros a serem futuramente disponibilizados ao grande público que gosta destas histórias.

Relembrei o casal de Angelo Santin casado com Anna Rasador Santin, tios do nono Romano Razador, eles foram os padrinhos de batismo de meu avô Santo Vanzella Santin nascido em 1900 em Guaporé, Rs, nono Santo era do Tronco de Domenico Santin da Itália, e Angelo Santin era do tronco de Nicoló Santin e Giacoma Mezarobba Santin, tambem da Itália, porem diferente do meu trisavo Domenico, Nicoló e Giacoma vieram ao Brasil com a familia e por aqui faleceram.

Professor Leonir disse que por Anna ter nascido na Itália, ele encontrou os documentos dos demais familiares Razador em Godega de San Turbano em Conegliano, Itália,   professor Leonir Razador acompanhou o Frei Leonel Santin nas buscas feitas pelo Frei Capuchinho em suas andanças pela região da Linha Argemira, inclusive na Capela de São Marcos da Argemira em Monte Belo do Sul, inclusive Frei Leonel almoçou na casa do Professor Leonir e seus pais Romano Razador e familia, na ocasião das visitas anos noventa.

Tambem foi relembrado que as Linhas Argemira e Linha Santa Bárbara eram as Linhas dos Friulanos descendentes de Udine e Pordenone,  foi lembrados que nos livros da EST de Porto Alegre, cujos autores Frei Rovilio Costa, Luis Henrique Deboni, Elio Grison e Frei Arlindo Itacir Batistel e tambem de Frei Leonel Santin, dentre dezenas de outros autores que escreveram e escrevem sobre a região, além do grande Antonio Ducatti Neto, que fez grande obra sobre a região de Erechim, Barão de Cotegipe e São Valentin, Rs, mas que como todos nós, tambem era originário da região de Bento Gonçalves e Monte Belo Sul.

Seu Romano Razador, relembrou que sua mãe de solteira era da familia DIDOMENICO,  bem lembrado pelo primo Bépi, de que como eu não conhecendo ninguem, como poderia saber do Leonir e do Edylio Luvisa ? Agora revendo o vídeo me lembrei de quem me indicou estes dois nomes para procurar e pedir ajuda na pesquisa. O Leonir Razador me foi indicado pelo próprio Frei Rovilio Costa de Porto Alegre Rs, que era amigo e admirava o trabalho feito pelo Leonir. Ja o primo Edylio Luvisa, seu nome me foi indicado primeiramente pelo amigo César Prezzi e posteriormente por todos da Argemira, primos, amigos e conhecidos do Edylio.

Em ato contínuo foi convidado pelo Leonir para irmos até sua sala na Prefeitura, onde poderíamos ver mais materiais de pesquisa histórica que estava sendo realizada para salvaguardar a memória dos Italianos vindos a morar e fazer a Cucagna na América, bem podemos ver doações recebidas que devem fazer parte do acervo histórico do municipio, dentre elas uma Taquari assim dita que livrava as familias da feras selvagens que viviam nas matas da região.

Por fim, professor Leonir, relembra os primeiros moradores da Linha Santa Bárbara, dentre eles VALENTINO ROMAN  que era procedente de Pofabro e en alguns documentos Frisanco.

Publicamos este precioso video em homenagem aos amigos e familiares destes bravos Brasileiros que tudo fazem para guardar a nossa rica História de Vida de Familia em Sociedade, grande abraço a todos, muito obrigado.

Minha eterna gratidão a todos e todas que nos ajudaram e ajudam ainda hoje na pesquisa das grandes familias no Brasil, abraço,


Gladimir  José  Santin
Erechim Rs 2019
Dongiuseppesantin@gmail.com

 


 



 



 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário