quinta-feira, 11 de abril de 2013

Casamento de Viuvos 11 Março 1897 Bento Gonçalves Rs - Candido Santin e Giacoma Filippi Mariuzza

Dizem que pai feliz é aquele que consegue fazer com que seu filho, seja tão bom ou mesmo melhor que ele. Vejam a Certidão acima. UMA CASAMENTO DE DOIS VIUVOS. Com certeza eram amigos, vizinhos, de repente até parentes ou apenas bons amigos, mas enfim VIUVOS.

O primeiro era CANDIDO SANTIN, Italiano, 47 anos, viuvo de Magdalena Mariuzza Santin, casados no inicio de 1880/82 aproximadamente, não creio que EXISTA no BRASIL um casamento de membro da familia SANTIN mas antigo que este de Candido e Magdalena Mariuzza Santin, pelos estudos e pesquisas que fiz, creio ser este o mais velho do Brasil, porem, so o tempo poderá dizer a veracidade ou não desta informação. Candido era filho de Osvaldo Santin e Joanna Mezzarobba Santin, viviam na Linha Argemiro em Monte Bello, então terceiro distrito de Bento Gonçalves. Com a morte da esposa, com certeza tinha inumeros filhos, e precisava se casar para poder cuidar bem da familia, e foi o que fez, conforme certidão acima publicada.

A viuva que ora esta se casando pela segunda vez, chamava-se GIACOMA FELIPPI MARIUZZA, 33 anos, viuva de Giuseppe Mariuzza, provavelmente irmão ou primo da esposa de Candido, falecida Magdalena Mariuzza Santin, ela Giacoma tambem era moradora da Linha Argemiro e arredores, era filha de Angelo Felippi e Angela Felippi. Foram testemunhas do casamento civil os senhores Antonio Zen e Angelo Tagliari.

Vejam, nós hoje em dia, quando por falecimento de alguem  não é muito fácil fazer novo CASAMENTO, ainda mais quando tiver filhos dos dois lados, que com certeza tinha em ambos os viuvos, porque as familias antigamente eram muito numerosas, e estes bravos nonos e nonas,não pensavam duas vezes quanto o assunto era familia, CASAMENTO ERA COISA SERIA, valia até que a morte os separe, enfrentavam tudo e faziam de tudo por mantê-lo, nos dias de hoje mudou muito isso, uma pena........ eu creio que este caso acima, teria com certeza mais de DEZ filhos entre os dois quando se casaram, até farei um estudo sobre isso para publicação futura, mas a certeza de FAZER FAMILIA era o caminho para manter a vida, seja ela SOCIAL, RELIGIOSA, DE TRABALHO e de tudo. CASAR era o caminho ao sucesso, nunca poderemos esquecer isso, e ainda mais a VIDA RELIGIOSA era o FORTE do coração deste povo, nossos ancestrais queridos, obrigado por este exemplo de vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário