terça-feira, 2 de abril de 2013

Escritura venda terra Romanini Giuseppe e sua mulher Catharina Romanini, Guaporé, Rs, 15 Outubro de 1906




Esta Escritura Pública de compra e venda, efetuada em 15 de Outubro de 1906, em Guaporé,Rs, onde os vendedores eram ROMANINI GIUSEPPE e sua mulher ROMANINI CATHARINA, como legítimos proprietários do Lote de terras numero  50 da LINHA TRES DE MAIO em Guaporé,Rs, havidos por compra feita ao estado do Rio Grande do Sul, eles fizeram a venda ao comprador BAZZO FEDERICO, do lote acima menconado, com area de 302.500m2 (trezentos e dois mil e quinhentos metros quadrados) pelo preço de QUINHENTOS MIL RÉIAS, em moeda da epoca, segundo a escritura ja pagos pelo comprador.

Assinam como TESTEMUNHAS do negócio os cidadãos: COLPO GIOVANNI e CARLOS SANTIN, ambos residentes na Vila de Guaporé, Rs.

No final, assinam a ROGO ( por não saber escrever) de Catharina Romanini, assinou GUILHERME SPÉZIA, residnte nesta vila de Guaporé, perante o NOTARIO senhor ANTONIO CARLOS BURLAMAQUE.

Após, assinaturas do comprador BAZZO FEDERICO, depois das testemunhas COLPO GIOVANNI e CARLOS SANTIN.

Para finalizar a postagem de HOJE, temos o CARIMBO DE AUTENTICIDADE  do documento acima publicado, oriundo do ARQUIVO PUBLICO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL, situado em Porto Alegre,Rs, onde efetuamos a pesquisa entre 1996 e 2009, conforme autenticação acima mencionada.

Temos algumas dezenas de Escrituras de compra e venda, efetuadas pelas familias emigradas do BRASIL ao CHILE EM 1906, gostariamos imensamente que cada cidadão seja de qual nacionaloidade for, pude-se COMENTAR A SUA OPINIAO NO BLOG a respeito de ver um documento destes, depois de MAIS DE UM SECULO, de minha parte, tenho a dizer que quando me deparei com tantos documentos, CHOREI CONVULSIVAMENTE por muito tempo, lembrando que poderiamos ser amigos mais próximos de tanta gente, que tem uma HISTORIA LINDA IGUAL A NOSSA. Obrigado.

Esta PUBLICAÇÃO HISTÓRICA, DE MAIS DE CEM ANOS, serve hoje para COMEMORAR UM MES DO BLOG, muito obrigado.  Gladimir José Santin - Erechim - Rs

2 comentários:

  1. Isso é muito bom adorei a postagem eu também estou a procura de documentos no apers mas está difícil

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Anderson.

    Eu tive grande apoio do Arquivo Publico de Porto Alegre, onde busquei grande parte dos documentos aqui publicados, fui muito bem atendido, nunca me negaram qualquer Livro bem como quaisquer cópias, devidamente pagas por mim.

    Abraço.

    Gladimir José Santin
    Erechim Rs

    ResponderExcluir