domingo, 7 de abril de 2013

Primeira Pesquisa familia Santin feita em 01 Janeiro de 1991 por Frei Capuchinho Leonel Santin










Queridos amigos e familiares da nossa grande FAMILIA SANTIN. Este é o documento, transcrito no blog em nove publicações, datado de 01 de Janeiro de 1991, escrito pelo nosso querido primo FREI CAPUCHINHO LEONEL SANTIN, hoje trabalhando em Nicolau Vergueiro ou Marau,Rs, octagenário Frei Capuchinho e amigo pessoal meu, para grande orgulho da familia, pela bondade, paciência em me ajudar, na verdade foi ele quem começou a arvore da familia, ainda mais, ele fez os primeiros relatos acima, quando atuava na Diocese de Caxias do Sul, no inicio dos anos 90, depois de intenso trabalho por toda região, por Juiz de Fora, Mg e por Belem do Para, ao voltar a terra natal, nao esqueceu de suas origens da familia. Obrigado querido Frei Leonel Santin, quando eu vi esta relação que recebi das mãos da querida amiga ROMI JULIETA DAL LAGO, ja falecida, ela era de Santa Maria,Rs, recebi dela a primeira cópia dos relatos acima. Na ocasião falei com ela e seu marido, ambos professores da UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA,RS, inclusive fui comvidado por eles a participar do 1 ENCONTRO DA JUVENTUDE TRI-VENETA DO BRASIL em Itajai,SC, onde estive acompanhando a grandiosa delegação do Rio Grande do Sul, com onibus de participantes da QUARTA COLONIA DA IMIGRAÇÃO ITALIA na região de Santa Maria, nunca voiu esquecer da PREFEITA DE SAO JOÃO DO POLENSINE, que fez caloroso discurso em Itajai, e tambem da grandiosa delegação de participantes da Região de Serafina Correa, Guaporé, Bento Gonçalves e Caxias do Sul, na presença do amigo CÉSAR PREZZI e outros.

Naquela ocasião do Encontro de Itajai, foi marcante a presença dos PROFESSORES da imigração ITALIANA, na pessoa do professor LUIS ALBERTO DE BONI, de CIRO MIORANZA, do FREI ARLINDO ITACIR BATISTEL , do CASAL ROMI JULIETA DAL LAGO E OSVALDO DAL LAGO, alem de centenas de AUTORIDADES nacionais e INTERNACIONAIS, tambem a expressiva participação de pessoas de SAO PAULO, PARANA, RIO GRANDE DO SUL e a maior delegação que eu vi na epoca, era do ESPIRITO SANTO, dezenas de pessoas, so sendo superada pela equipe de Arno Dal Ri Junior, anfitriões daquele encontro, com presença de DEZENAS DE AUTORIDADES NACIONAIS E INTERNACIONAIS, lembro-me bem de ONOREVOLE DINO DI POLLI, presidente do Banco Casamarca de Treviso e de mais de dez deputados federais e estaduais de SC, além do governador Antonio Carlos Konder Reis, que fez exemplar discurso saudando toda a comunidade Italo-Brasileira, seus descendentes, evento MEGA, GRANDIOSO, para ficar na história.

Mas eu dizia de Santa Maria, de quando recebi da prof. Romi e Osvaldo, os relatos do Frei Leonel, ela por ser do FRIULI ITALIANO, de PORDENONE tambem como nós os SANTIN, ainda me disse elea, que o Frei Leonel tinha um irmão, tambem professor doutor que lecionava na Universidade em Santa Maria, e que ele se chamava Professor SILVINO SANTIN, bem la fui eu falar com o professor. Na segunda visita, achei ele em casa. Foi muito cordial e afetuoso, mostrou-me os SLIDES que fez quando de sua primeira visita a Italia, em Pordenone, Sacile, Mezzomonte, Sarone, Caneva, Polcenigo, com todo o tipo de paisagem, de Igreja a cemitério, verdadeira história viva, contada pelos irmãos Silvino ao vivo e pelo Frei Leonel em cartas, escritas de Juiz de Fora, Mg, onde era colaborador do então Bispo Capuchinho, Don Clóvis |Frainer. Enfim, histórias que até então um menino de 30 anos, eu, começava a ouvir, e nao perder de vista, na sua pesquisa genealogica, e que agora, parte por parte, fará deste blog um instrumento da história, para conhecimento de todos.

Nas folhas acima, aparecem os nomes que o Frei Leonel localizou nos livros das Igrejas pesquisadas, ha uma CENTENA de outros nomes a  incluir, porem são tantos os homônimos, que quando não colocados com o sobrenome de sua MÃE junto ao do pai, não saberemos depois distinguir o tronco familiar, por isso, eu sempre coloco, quando sei corretamente, o sobrenome da mae antes do nome do pai, para distinguir os troncos. 

No tronco 3 vê-se os escritos do Frei que dizem: DOMENICO SANTIN com ANGELA GIUSTI ? 
GALLON ? Nem ele e nem eu acreditamos que na VERDADE a segunda esposa do TRISAVO de minha familia era na verdade GISLON e naõ Giusti ou Gallon, tambem sobrenomes de importantes familia Friulanas de Pordenone. Somente tivemos a certeza deste fato, agora no ano de 2013 com a chegada de nosso BISPO DE ERECHIM, cujo nome é DON JOSÉ GISLON, vindo da Italia a Erechim, nomeado Bispo pelo Papa Bento XVI, para alegria geral de toda população de Erechim, onde ele veio a substituir nosso hoje Bispo emérito DON GIRONIMO ZANANDREA, natural de Sao Valentin,RS, terra onde meu avo GINO MARTINELLI construiu a casa dos pais de Don Gironimo, bem como da Igreja de Benjamim Constant do Sul, hoje municpio, para nossa alegria, inclusive falei com Don Gironimo, ele se lembra bem da figura do meu avô Gino, eximio CARPINTEIRO, de fino acabamento e capricho. Ao falar com Don José Gislon, vim saber que sua familia era originária de Godo de Budoia, em Pordenone, Italia, ai que vim a ter a certeza do nome GISLON, que ja estava estampado nos inumeros certidões de nascimentos das tias e tios avós de meu pai. Foram somente 16 filhos......... do bisavô Giuseppe Gislon Santin e sua esposa Maria Vanzella Santin. Vejam, senhoras e senhores, meu bisavô teve ao todo 16 filhos, sendo 13 Brasileiros de certeza e 1 Chileno de certeza, e os outros dois, GIOVANNI e ANTONIO, ambos ficaram residindo no Chile, por eles terem nascido antes de 1890, nao temos qualquer registro deles, nem da Igreja e nem de cartórios, pode até que tenham nascido na Italia, mas ao certo nao sabemos disso, e ainda mais, GIOVANNI no Chile, teve seu nome mudado para JUAN, casou-se em 1914 com Julia, ja publicados neste Blog e tiveram 4 filhos Homens : José Santin Santin, depois Antonio Santin Santin, depois Angel Santin Santin e o ultimo Victório Santin Santin, estes quatro tem mais de CEM DESCENDENTES NO CHILE e no mundo, hoje até na Australia e Estados Unidos tem descendentes destes tios avós queridos, todos ja falecidos, sendo que Don Angel veio ao Brasil em março de 2008, para grande alegria dele, dos Chilenos primos e de todos nós, ja motivo de outras publicações neste blog.


3 comentários: