quinta-feira, 11 de abril de 2013

Escritura Giuseppe Santin Terceiro e Maria Santin, actualmente na Republica do Chile - 29 Dezembro de 1908




A questão dos HOMÕNIMOS é muito bem vista nesta Escritura acima de 29 de Dezembro de 1908, em que foram vendedores SANTIN GIUSEPPE TERCEIRO e sua mulher SANTIN MARIA, sendo que diz no texto: ¨actualmente na REPUBLICA DO CHILE¨  porque ja haviam outros DOIS Giuseppe Santin e Maria Santin em Guaporé,Rs, como aliás, eu ja havia comentado em publicações anteriores. 

Na verdade meu bisavô GIUSEPPE GISLON SANTIN e sua mulher MARIA VANZELLA SANTIN, ao se mudarem ao Chile em 1906, venderam seu lote de terras a DAMO PIETRO e outro seu irmão, de nome DAMO EUGENIO, recebendo pelo valor da venda, e dando pelan e geral quitação, porem o fizeram via PROCURAÇÃO para posterior ESCRITURA, quando os irmãos DAMO foram vender a referida propriedade, que abaixo descreverei, e tambem o esta fato de direito na escritura acima, o nome dos vendedores estava INCORRETO, pelo motivo de ter TRES pessoas com o nome de GIUSEPPE SANTIN, sendo um o primeiro, outro o segundo e meu bisavô o TERCEIRO.......... e veja, ainda cita na CENTENÁRIA ESCRITURA PUBLICA o fato de ele estar residindo no REPUBLICA DO CHILE.

Foi feito uma JUSTIFICATIÇÃO JUDICIAL, a qual ficou Arquivada no Cartório de Guaporé, Rs, efetuada pelo notário ANTONIO CARLOS BURLAMAQUE, que assina no final desta escritura, com 2  testemunhas dele notário conhecidas e que ela dá fé pública, foi feita a venda do Lote de Terras 101 da Linha Tres de Maio, com area de 302.500 m2, como outorgante COMPRADOR senhor MOZER STEFANO. 

A referida escritura INICIA no meio da primeira página publicada e termina bem no INICIO da ultima pagina publicada, tendo as assinaturas de Antonio Carlos Burlamaque notário, depois de Thomas Fagundes da Silva como testemunha, depois o comprador do imóvel Mozer Stefano e por ultimo a segunda testemunha Agilberto Maia.

Quero aqui mais uma vez, agradecer aos diretores e funcionários do Arquivo Publico de Porto Alegre,Rs, no qual encontra-se os registros originais hoje aqui publicados e tambem agradecer ao Arquivo Publico do Municpio de Erechim, Rs, na pessoa de seu atual dirigente Henrique Trizotto, que não tem medido esforços no auxilio e DIGITALIZAÇÕES a alguns temas aqui PUBLICADOS e referidos, vejam o senhores, HISTORIA COM MAIS DE 105 anos decorridos, RASTROS da grandeza de pessoas que ja partiram, estão no descanso do senhor nosso pai no céu, porem os seus ensinamentos servem de parâmetros a nós jovens que buscamos o futuro. Obrigado. Gladimir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário