segunda-feira, 1 de abril de 2013

Passaporte Italiano Tio Giuseppe Bortolo Tochetto

 Cópia PASSAPORTE Italiano ou CERTIDÃO DE NASCIMENTO do tio avô GIUSEPPE BORTOLO TOCHETTO, casado em primeiras nupcias no CHILE com tia avó LUIZA VANZELLA SANTIN, o casal teve 5 filhos no total do primeiro casamento. Os Tres primeiros nasceram no Chile, eram eles: Maria Tochetto casada com Angelo Secco, depois Antonio Tochetto casado com Adele Dariva, depois Teresa Tochetto casada com Gaspar Rohr, e depois ao retornarem ao Brasil, tiveram mais dois filhos, foram eles: Narciso Tochetto casado com Ermelinda Centenaro e por fim do primeiro casamento a senhora Amalia Tochetto, que nunca se casou. No parto de Amalia Tochetto a sua mae Luiza Santin Tochetto, veio a falecer em 10 de janeiro de 1924.

Posteriormente tio Tochetto casou-se novamente com Thereza Greseli Tochetto e tiveram mais os filhos abaixo: Luiz Tochetto casado com Aldina Centenaro, Luiza Tochetto casada com Archimedes Verdi, Elvira Tochetto casada com Ricieri Fanin, Orienta Tochetto casada com Delvino Cantelle e o nene da casa, e meu grande amigo HENRIQUE TOCHETTO, ja falecido, casado com Delmina Scalcon.

Quero aqui registrar que estes documentos desta publicação me foram entregues por DOAÇÃO pelo querido primo e ja falecido HENRIQUE TOCHETTO, que sempre me contava as histórias vividas por seu pai Giuseppe Bortolo Tochetto, de sua vinda da Italia, da Ida co Chile, bem como de seu retorno ao Brasil, tambem colaboraram neste o casal de DELVINO CANTELE e sua esposa ORIENTA TOCHETTO CANTELLE, ambos de Erechim,Rs, mas nos ultimos tempos foram residir em Frederico Westphalen,Rs, onde me deram estes relatos em 10 de abril de 1996.

A epopéia destes VALENTES ITALIANOS não é para poucos, tio Giuseppe em companhia de meu bisavô Giuseppe Gislon Santin, ao recem chegar ao Chile, cerca de 8 meses , creio que no ano de aproximadamente 1907, receberam carta da Chancelaria Argentina, que o irmão de tio Giuseppe e sua esposa haviam FALECIDO em MENDOZA, na ARGENTINA, e que ele tio Giuseppe Bortolo Tochetto viesse até Mendoza para receber as 5 CRIANÇAS filhas de seus tios recem falecidos. Contavam os antigos, que sairam de Pitrufquen até Santiago do Chile, saiba Deus como, e de Santiago, vierm até certa parte da Cordilheira dos Andes, e depois disso em lombo de mulas até MENDOZA, onde receberam as crianças e tio TOCHETTO e sua familia criaram os 5 orfãos sendo eles: Vitório Tochetto casado com Jacomina Cechet, depois Arthur Tochetto casado com outra Cechet de São Valentim,Rs, depois Maria Tochetto casado com um Santin de linha 2 Barão de Cotegipe ( tinha um filho de nome Angelo Santin e outro de nome Darci Santin, que inclusive eu cheguei a conhecer quando eu ainda era bem jovem), depois rinha Rosa Tochetto casada com Jacques Vacchi, pais de Plinio Vacchi, de Videira Sc, (Jacques Vacchi era irmão de minha bisavó materna Josephina Strapazzon Martinelli, ambos eram filhos de Elisa Dal Vesco VACCHI, primeira parteira de Erechim ),  depois tinha um outro sobrinho criado como filho de nome Antonio Tochetto, que faleceu jovem com apenas 20 anos, vivia na casa do tio Tochetto, estava triste por ter terminado o namoro com uma moça da familia Cechett. Sempre contavam que houve um roubo de roupas das crianças na viagem entre a Argentina e o Chile. A filha Maria Tochetto Secco foi professora da escola na Linha América em Erechim, posteriormente a saida do meu tio avô Angelo Vanzella Santin, em Erechim,Rs.

Publicamos este para que a história nao seja perdida. Na minha viagem ao Chile em 1996, primo Juan Zampese Santin de 84 anos de idade na epoca e seu irmão Domingo Zampese Santin, sempre falavam da saudade que seu pai Antonio Zampese Capelaro tinha do cunhado tio Tochetto e sempre diziam que uma irmã do tio TOCHETTO havia ficado em Pitrufquen CHILE casada com o senhor ALBERTI MARCO, eram moradores da região, rogamos encontrar os familiares para contato.
 Verso do Passaporte do tio Tochetto, onde nao se vê NENHUM Carimbo DE entrada ou SAIDA do BRASIL, de entrada ou saida do CHILE,ETC........................... QUE MISTÉRIO ISSO.
Cópia da certidão de nascimento de AMALIA TOCHETTO, filha de Giuseppe Bortolo Tochetto e Luiza Santin Tochetto em Erechim,Rs, em setembro de 1921.

 

10 comentários:

  1. Olá Gladimir, sou Angelo Stefano Secco, filho de Miraldo Vicente Secco, filho de Maria Tochetto Secco, filha de Giusippe Bortolo Tochetto, vou para a Itália no ano que vem e vou visitar a região de Treviso e Beluno. Tem contato com o pessoal da Itália?

    ResponderExcluir
  2. Caro Angelo. Tive alguns contatos antigos na Italia, ja postados no blog, foram Italianos que vieram passear no Brasil, hospedei alguns em minha casa, porem na epoca não havia o EMAIL de hoje, não tive mais contato com eles. Tenhos dois primos Martinelli do Pr que ja residiram em Verona, mas ja retornaram, mas faremos contato pessoal dia desses e falamos pessoalmente, grande abraço. Obrigado. Gladimir José Santin - Erechim - Rs

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Ola meu nome e talison valdir tochetto filho de Valdir tochetto e neto de Artur tochetto.
    Meu avo viveu em barao de cotegipe linha sao roque. Apos anos se mudaram para vila palmeira que hoje pertence a Benjamin constante do sul.
    Hoje resido em Itá-Sc junto a meu pai Valdir Tochetto.
    Meus avos ja sao falecidos Artur Tochetto e Amabile Cechett estao enterados em Vila Palmeira.
    Caso alguem saiba mais da historia de nossos antepasados gostaria de conversar e saber sobre nossas horigens.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Ola meu nome e talison valdir tochetto filho de Valdir tochetto e neto de Artur tochetto.
    Meu avo viveu em barao de cotegipe linha sao roque. Apos anos se mudaram para vila palmeira que hoje pertence a Benjamin constante do sul.
    Hoje resido em Itá-Sc junto a meu pai Valdir Tochetto.
    Meus avos ja sao falecidos Artur Tochetto e Amabile Cechett estao enterados em Vila Palmeira.
    Caso alguem saiba mais da historia de nossos antepasados gostaria de conversar e saber sobre nossas horigens.

    ResponderExcluir
  7. Caro Thalyson Tochetto, caso eu conseguir te ajudar farei sem problemas. Meu email abaixo para contato. Veja, tive um tio avô chamava-se Atilio Cechet era casado com minha tia vó Anita Martinelli Cechey, tiveram dez filhos, eram da Linha América, divisa Erechim com Barão de Cotegipe, fale com teu pai que ele deve ter conhecido o tio. Veja, tio avô Giuseppe Bortolo Tochetto, tambem vivia na Linha América, saida de Erechim para Barão do Cotegipe, deve ter algum vinculo de parentesco com teus antepassados. Abaixo meu email para qualquer duvida que tenha, grande abraço e obrigado.

    Gladimir José Santin - Erechim Rs - Brasil
    dongiuseppesantin@gmail.com

    ResponderExcluir
  8. tia tereza era tia da minha avó maria gresele que graças adeus ainda esta viva com 95 anos , a vó fala que o tio tochetto gostava de ver a tia fumando palheiro , me lembro da chacara em erechim do henrique e de sua esposa se não me engano faziam tortas muito boas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Favor deixar nome e email nos comentários para futuro contato, ajudará muito nas buscas dos dados de cada familia. Agradecido.

      Gladimir José Santin
      Erechim Rs
      Dongiuseppesantin@gmail.com

      Excluir
  9. meu nome e rene brasil marques minha avó é gresele

    ResponderExcluir