quinta-feira, 4 de abril de 2013

Escritura venda terra Santo Santin e Pascoa Santin, de seus filhos menores impuberes Matheus, Luiz e Felice, 08 outubro 1906





 Escritura de venda de terras, que fazem SANTO GISLON SANTIN, e sua mulher PASCOA TOGNON SANTIN, em 08 de Outubro de 1906, do lote rural numero 106 da Linha Tres de Maio em Guaporé,Rs, com area de 302.500 m2, a qual havia sido comprada pelos vendedores em nome de seus TRES filhos MENORES IMPUBERES sendo eles: MATHEUS SANTIN, LUIS SANTIN e FELICE SANTIN, compra esta feita ao Estado do Rio Grande do Sul, quando da colonização.

Vimos no texto acima publicado, que por se tratar de filhos MENORES IMPUBERES, houve pedido JUDICIAL para evetivar a venda da lote de terras por parte dos pais Santo e Pascoa, porque os filhos ainda eram menores, portanto seus pais eram os responsáveis por todos os atos, depois de autorizados pelo juiz local, SENDO QUE O MAGISTRADO OPTOU POR FAZER A VONTADE DOS PAIS E ATENDER O PEDIDO DE VENDA DA PROPRIEDADE.

Assinam a escritura, como Testemunhas presentes SANTIN GIOVANNI e CECHELE MATTEO, depois assina o notário de Guaporé em 1906 Antonio Carlos Burlamaque, depois assina o pai dos menores SANTIN SANTO, depois os compradores DAMO GEREMIA e DAMO PIETRO.

Vejam senhores historiadores, internautas, familias e apreciadores, os pais venderam NAO SOMENTE as suas propriedades, como tambem a de seus FILHOS MENORES, para emigrar ao Chile, na gleba NUEVA ETRURIA em Los Galpones, Pitrufquen, ambas próximas de Temuco.

Pergunta que nao quer calar :  O aque foi prometido a eles, para sairem do meio de seus familiares, amigos, compadres e demais pessoas afins, para numa aventura, buscar novas terras em aguas distantes, com lingua diferente ?   O que foi prometido ?  Quem prometeu ?  O que foi cumprido ?  Quem fiscalizou a viagem, a chegada, o assentamento de toda esta gente, familias como a minha de cerca de 17 pessoas ?  Onde estão os registro escritos no Chile, sobre este episódio ?  Onde estão as escrituras, mesmo que CEM ANOS depois, nós queremos VER A ASSINATURA destes NONOS QUERIDOS, todos ja FALECIDOS, porem, por uma questão de JUSTIÇA E DE MEMÓRIA, queremos ver tudo, o escrito, porque o falado ja o temos, na emoção de centenas de oras de gravações em VHS, que oportunamente serão objeto de PUBLICAÇÕES PARA A HISTORIA GERAL.

Queremos respostas, de onde quer que elas venham. Abraço e obrigado. A historia de BRAVURA E CORAGEM deste POVO, seus descendentes que somos nós todos, CENTENAS E MILHARES deles, aguardam a resposta, postada em livros antigos, como esses agora publicados, porem o nosso CORAÇÃO QUER VÊ-LOS, para reorganizar a história de um passado glorioso e futuro brilhante, assim espero em JESUS. Obrigado. Gladimir José Santin - Erechim - Rs - Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário