quinta-feira, 4 de abril de 2013

Nona Pascoa Tognon Santin filhos Matheus, Felice e Luiz e filhas Angela, Anna e Teresa

Esta é a familia de Santo Gislon Santin e Pascoa Tognon Santin. Da esquerda para a direita: Matheus Santin, Felice Santin, Luiz Santin, irmã mais velha, depois Anna Santin, depois nona Pascoa Tognon Santin e depois Angela Santin. Esta foto acima, foi tirada em 1930, aproximadamente e me foi autorizada sua publicação pelo casal de Neusa Santin Alberti e Luis Alberti, de Erechim, Rs, bisneta de Santo Gislon Santin e Pascoa Tognon Santin.

Ao retornarem do Chile em 1912, após o falecimento de Santo em 24 novembro de 1911, vitima de afogamento no Rio Tolten, em Pitrufquen onde foi sepultado no cemitério local, a familia de Pascoa e filhos, mais Giovanni Santin e Margarida Zanchet Santin retornaram ao Brasil, fixando-se em Linha Oito, municpio de Barro, hoje Gaurama, Rs.

As familias, vinda da Italia juntas, foram e voltaram do Chile juntas, ao chegarem em Gaurama, veram casar-se os filhos de uns com os filhos do outro, duas filhas de Pascoa, Anna casou-se com Jacó Santin filho de Giovanni e Margarida e Angela casou-se com João Santi Filho, ele tambem irmão de Jacó e filho de Giovanni e Margarida, portanto ficaram familia SANTIN SANTIN..........

Estas duas familias, fizeram centenas de descendentes. Outro caso que é bom mencionar, histórico até, é que, tanto Felice Santin quanto Luiz Santin, irmãos, casaram-se tambem com duas irmãs, da familia TOFANIN e vieram de Mendoza Argentina, o que será objeto de extensa postagem mais adiante neste blog. 

A escritura hoje POSTADA NO BLOG, era dos filhos desta foto; MATHEUS, LUIZ E FELICE SANTIN, sua mãe PASCOA, na foto ja não mais existia o pai SANTO, falecido no Chile em 1911, testemunhas da história. Agradeço mais uma vez a Neusa e Luis Alberti por nos ajudar no RESGATE dessa magnifica historia de vida, modelo a todos nós, ontem, hoje e sempre.

5 comentários:

  1. ola.
    você tem alguma informação sobre a família Gislon.
    Obrigado

    ResponderExcluir
  2. Caro Paulo.

    Como bem pode ver pelo blog, minha trisavó Italiana era da familia GISLON. Porem até a chegada do novo bispo de Erechim,Rs, Don José Gislon, nunca havia encontrado uma pessoa da familia com este sobrenome, depois da chegada do bispo, falei com ele e ele me informou que sua familia era de Godo de Budoya, Udine, Italia, hoje pertencente a Pordenone, portanto na mesma região dos meus ancestrais, por isso tive a certeza derradeira de GISLON, pediria que entra-se em contato com ele na Cúria de Erechim, aí poderá ter mais dados.

    Ele me informou que a familia dele era da região litorânea de Sc, creio que próximo de Cricuma, porem ao certo não lembro bem, falando com ele poderá ter um dado melhor.

    Obrigado e Grande abraço.

    Gladimir José Santin - Erechim Rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela informação. Quando eu tiver mais informações te aviso.

      Excluir
  3. Olá. Tenho feito buscas por informações de minha trisavó Constanza Tognon. Raras informações obtive, entre elas esta de Pascoa Tognon, talvez uma parente sua. Que foto maravilhosa! Constanza era esposa de Giovanni Rizzieri. Não sabemos se Constanza e Giovanni vieram para o Brasil, mas sua filha sim. Chamava-se Vergínia, minha bisavó.

    ResponderExcluir
  4. Estes meus antepassados viveram no sul de SC.

    ResponderExcluir